Dentre as muitas dúvidas que permeiam as mulheres que querem emagrecer, uma delas é a respeito de quanto é saudável engordar ao longo da gravidez. Algumas mulheres aproveitam o fato de que vão engordar de qualquer forma ou se rendem às tentações dos “desejos de grávida” e acabam engordando além do ideal, o que não é bom para a sua saúde nem para a do bebê, tampouco para a sua auto-estima após o parto. Já outras preocupam-se tanto em não sair de forma que acabam não comendo o suficiente para alimentar a si mesma e ao bebê que necessita de nutrientes para se desenvolver.
No especial “Bebê” da Revista Claudia lançado esse mês, mamães que engordaram “demais” e mamães que engordaram “de menos” dão os seus depoimentos. Ali vemos que nem só de caprichos e impulsos influenciam esse processo de ganha de peso tão complexo: uma mamãe conta que ganhou muito peso pois não possuía forças nem disposição para continuar se exercitando. Outra conta que os enjôos a incomodavam tanto que impediam que ela ganhasse o peso necessário.
Você sabia que existe um cálculo feito de acordo com o Índice de Massa Corpórea (IMC) de cada gestante (antes de engravidar) que indica quantos quilos em média é saudável que ela engorde durante a gestação? A conta foi criada pelo Instituto de Medicina (IOM, em inglês), que faz parte da Academia Nacional de Ciências, nos Estados Unidos.
O portal Vila Mulher ensina a calcular o ganho de peso que você deve atingir para não correr o risco de prejudicar a sua saúde nem a do seu bebê. O cálculo é bem simples. Em primeiro lugar, você deve descobrir o seu IMC, dividindo o seu peso pela sua altura ao quadrado (altura x altura). Dependendo do seu IMC há uma indicação de ganho de peso considerado saudável:
- Abaixo de 18,5: a gestante deve ganhar de 12,5 a 18 quilos.
- De 18,5 a 24,9: 11,5 a 16 quilos.
- De 25 a 29,9: de 7 a 11 quilos.
- Mais de 30: até 7 quilos.
Para as mulheres que estavam com o peso normal (IMC de 18,5 a 24,9) a indicação é que o ganho de peso seja de 1 a 2 quilos no primeiro semestre e depois cerca de 400 gramas pro semana até o final da gestação.
BOM DIA PASSANDO PARA DESEJAR UMA SEMANA CHEIA DE PAZ E LUZ E PARA CONVIDAR VOCÊ A PARTICIPAR DA TROQUINHA QUE ESTAMOS REALIZANDO LÁ NO MEU CANTINHO: http://crocofone.blogspot.com , ESPERO VOCÊ E SUAS AMIGAS PARA ESSE GRANDE CIRCULO DE AMIZADES…
[…] que o principal cuidado para que as estrias não apareçam é evitar engordar em excesso. Vejam aqui o nosso post sobre o quão é ideal se engordar durante a […]