Blog :: Xalingo

A importância de contar histórias aos pequenos

Contar histórias para os pequenos é um hábito que deve ser cultivado. Mesmo que a criança ainda não esteja alfabetizada, é importante que os pais contem histórias, leiam livros e a incentivem a manusear e folhar as páginas das publicações.

Durante a infância, escutar histórias ajuda a criança a desenvolver a criatividade, o poder de imaginar, criar e produzir.  Pesquisas revelam que as crianças que escutam mais histórias, têm maior facilidade no período de alfabetização e se interessam mais pela leitura.

A hora da história deve ser um momento especial e prazeroso para os pequenos. É importante que nem você nem seu filho estejam envolvidos em outras atividades. Procure um lugar calmo e tranqüilo, onde vocês possam sentar confortavelmente, sem sofrerem interrupções.

Para decidir sobre o livro que será lido, deixe o pequeno opinar e escolher. Isso estimulará o interesse pelas obras e aos poucos vai criando vínculos com as histórias. Enquanto estiver lendo, pronuncie as palavras claramente e faça pausas.

É fundamental que ocorra interação da criança com a história. Pergunte a ela o que acha que vai acontecer em seguida, pois isso estimula a imaginação e a criatividade. Quando acabar a história, debata sobre ela com o pequeno. Fale dos personagens, estimule-o a falar sobre o que mais gostou e manifestar sua opinião a respeito de cada personagem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *