Blog :: Xalingo

Esses brinquedos são coisa de… Criança!

post3

As discussões sobre gênero envolvendo brinquedos e o brincar têm sido frequentes na mídia. Independentemente do que as gerações anteriores acreditavam e ensinavam aos seus filhos, é importante fazer essa reflexão. Pois já é sabido que não é a escolha do brinquedo que vai definir a orientação sexual da criança e que brincar com diferentes brinquedos só enriquece o desenvolvimento dos pequenos.

 

Recentemente, uma menina de 5 anos fez sucesso na web com um vídeo sobre brinquedos sem gênero. Nele, a menina Liv apresenta alguns dos seus brinquedos e fala do que mais gosta de brincar. E, embora ela tenha bonecas, não são elas suas favoritas. Mais do que isso, ela questiona o papel dos personagens e brinquedos designados a um gênero e outro – Por quê uma princesa não pode salvar o mundo? Por quê um super-herói não pode também fazer comidinha?

 

Com seu jeito maroto e cômico, a menina Liv leva os adultos a repensar sua relação com os brinquedos das crianças. Sim, pois são os adultos que veem problemas neles. As crianças só aprendem que determinado brinquedo é ‘de menina’ ou ‘de menino’ por meio dos adultos. Para os pequenos, brinquedo é para brincar. E onde um adulto pode imaginar alguma indicação de futura orientação sexual, para a criança é apenas um mundo de possibilidades de diversão.

 

E é impossível não concordar com Liv, quando ela diz que brinquedo é, simplesmente, coisa de criança. E se a criança se diverte com ele, que mal há nisso?

 

Assista o vídeo e confira:

 

 

Produto da foto: Cozinha Top Casinha Flor

 

 

Fonte: Crescer

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *