Blog :: Xalingo

Solução caseira para a tosse

post1

Uma mãe australiana tem feito sucesso na internet, divulgando receitas caseiras e naturais para tratar seus filhos. Recentemente, ela publicou uma receita de xarope para tosse, à base de cebola e açúcar. Será que funciona mesmo?

 

Segundo a australiana Carol Heaton, que possui um site de remédios caseiros, sua receita é tradição na família – sua mãe costumava dar a ela quando criança – e seria capaz de eliminar a tosse e secreções em três dias. Isto, porque a cebola é um expectorante natural, que ajuda a descongestionar as vias respiratórias, diminuindo as secreções e reforçando o sistema imunológico.

 

Confira a receita

 

Ingredientes:

1 cebola grande descascada

3 colheres de sopa de açúcar

 

Corte a cebola em fatias largas e salpique o açúcar por cima. Deixe descansar em uma tigela por algumas horas – até perceber que a cebola começou a liberar seus sucos no fundo do recipiente.

Dê uma colherada deste líquido para a criança a cada hora. O xarope deve ser sempre oferecido fresco, sendo preparado novo diariamente, e pode ser mantido na geladeira durante o período.

 

Mas realmente funciona?

Médicos e especialistas afirmam que o xarope caseiro não possui contraindicações e, apesar de ajudar a aliviar os sintomas, não é capaz de solucionar o problema. Além disso, é preciso ter cuidado pois algumas soluções caseiras podem causar reações adversas e até alergias nos pequenos. Por exemplo, receitas com mel não devem ser administradas para crianças com menos de 1 ano. Da mesma forma, crianças não devem fazer inalação com ervas, pois o risco de aumentar a irritação nas vias respiratórias aumenta.

 

Como alternativa caseira e sem riscos, os médicos recomendam o uso de chás para ajudar a amenizar os sintomas de tosses e resfriados. Nesses casos, as melhores opções seriam poejo e camomila que possuem ação anti-inflamatória, e também malva, hortelã e guaco, que ajudam a combater a tosse.

 

 

 

Fonte: Crescer 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *