Blog :: Xalingo

Ensinando empatia desde cedo

solidariedade

 

Quando os pais fazem de tudo para que os filhos se sintam amados e amparados, também estão fazendo-os entender que as outras pessoas também precisam de ajuda. Ensinar valores como empatia e solidariedade desde cedo é o melhor caminho para que as crianças tornem-se pessoas solidárias, justas e socialmente responsáveis.

 

O que mais inspira uma criança a preocupar-se com os outros são os cuidados que ela própria recebe. O carinho e a atenção dedicados diariamente à criança pelos pais é o modelo perfeito para moldar atitudes e comportamentos.

 

Você também pode apresentar livros e filmes que abordem o tema da compaixão e da solidariedade, alguma história emocionante onde as pessoas percebem o sofrimento dos outros e se ajudam mutuamente. Vale conversar a respeito depois e, claro, dar o exemplo em suas atitudes também.

 

Quando a criança aprende a ser compassiva diante de doenças, situações ruins, perdas, sofrimentos dos outros, ela também aprende a aceitar suas próprias desilusões e dificuldades. Quando as crianças sentem que têm uma base segura em casa, são mais propensas a prestar atenção aos outros e ajudá-los.

 

Se as crianças forem tratadas com preocupação e respeito pelas suas realizações e necessidades, isso irá ajudá-las a compreender que todos os seres vivos devem ser tratados com dignidade e respeito, e agirão em conformidade.

 

 

 

Fontes: Pais e Filhos e Mãe me Quer

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *