Blog :: Xalingo

Frases que podem deixar as crianças complexadas

complexado

 

Uma frase aparentemente sem importância, dita sem pensar, pode afetar a saúde mental de uma criança. Por isso, na hora de comunicar-se com seu filho é necessário escolher cuidadosamente as palavras. Confira algumas frases que é melhor não falar para os pequenos.

 

“Quando eu tinha a sua idade, ia muito bem na escola!”

Esta frase pode ser interpretada como se o pai estivesse competindo com o filho, como se dissesse que a criança nunca será como ele, que ele é melhor. Crianças que crescem num ambiente assim ficam inseguras e vivem querendo mostrar à sua família que são bons. Quando adultas, não serão capazes de se satisfazer com suas conquistas e a alegria só aparecerá se os pais e outras pessoas reconhecerem seus êxitos, o que será muito pouco provável.

 

“Já que você é mal comportado, não te amo mais!”

Depois de ouvir uma frase dessas, a criança começa a se esforçar o máximo que pode para agir ’corretamente’ e acaba deixando de lado até suas necessidades e desejos. Ela passa a detectar a vontade dos pais e, no fim, é como ser a criança em si deixasse de existir. Na vida adulta, ela viverá em função de agradar os outros, para se sentir amada.

 

“Se você se comportar mal, vou chamar o bicho papão!”

Esta frase passa uma ideia de que os pais não são confiáveis, pois ao invés de protegê-lo, ameaçam entrega-lo a uma criatura desconhecida e horrível. Na idade adulta, essas crianças acharão difícil confiar nos outros, não saberão o que querem da vida e a passarão o tempo tentando agradar todo mundo.

 

“Sai daqui! Não quero te ver, nem te ouvir!”

Frases como esta fazem com que a criança desenvolva um profundo sentimento de culpa ante seus pais por haver ’arruinado’ a vida deles. Se sentirá constantemente rejeitada pelos demais.

Devemos ser muito cuidadosos com esse tipo de frase, pois os filhos podem carregar o peso delas por toda a vida.

 

Poucos adultos são conscientes do que dizem e muitas vezes não fazem ideia do quanto as palavras modem machucar e afetar negativamente as crianças. Experimente gravar o que você diz enquanto está com seus filhos, e depois ouça, prestando atenção nas palavras. Talvez você tenha algumas surpresas um pouco desagradáveis. Mas quanto antes se der conta e corrigir sua postura e comunicação com os pequenos, melhor.

 

 

Fonte: Incrivel Club 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *