Blog :: Xalingo

Seu filho precisa emagrecer? Saiba como ajudá-lo nesta tarefa

O médico do seu filho disse que ele está acima do peso e que será preciso colocar os ponteiros em dia na balança. Mas como você pode ajudá-lo nesta tarefa tão difícil? A resposta é: esteja junto com ele. Você e toda a família. Aproveite para reeducar toda a sua família para uma vida mais saudável.

Sabemos bem que não é uma tarefa fácil, por isso reunimos 8 dicas de como lidar com essa situação na sua casa:

Assuma a responsabilidade: Escolha o que o seu filho pode ou não comer, de acordo com a dieta fornecida pelo nutricionista. É sua responsabilidade dizer não para alguns alimentos e ser firme quando precisa.

Aposte na autoestima do seu filho: Crianças que estão acima do peso têm mais problemas sociais e sofrem mais bullying, de acordo com estudos. Aproveite para falar das coisas positivas, como o sorriso lindo que ele tem.

Comece com pequenos ajustes: Organize a alimentação do seu filhote aos poucos. Afinal, uma mudança drástica pode fazer com que ele se assuste e queira desistir. Regule os horários, estipule dias específicos para comer as chamadas “bobagens” (por exemplo, doces e refrigerantes só aos finais de semana, ou duas vezes por semana) e diminuir a quantidade de alimento ingerida.

Aprecie a comida: Um estudo mostrou que, quando os pais comem vegetais e sorriem, as crianças ficam mais estimuladas a comê-los também. Quando estiverem almoçando juntos, por exemplo, elogie os alimentos saudáveis e faça cara de quem está gostando muito.

Fale sobre o que ele vai comer a mais: Em vez de dizer que seu filho não vai poder comer isso e aquilo, mostre a enorme quantidade de alimentos novos (e saudáveis) que estarão à disposição dele.

Nunca fale que ele está gordinho: A criança sabe quando está acima do peso, principalmente se já vai à escola. Em casa, puxe a conversa para o lado positivo e diga que vocês estão fazendo mudanças para cuidar da saúde, ter mais energia.

Proponha atividades físicas divertidas: Nada de obrigar seu filho a fazer um exercício só porque ele precisa perder peso. Opte por atividades mais lúdicas e que você possa fazer junto com ele. Procure movimentar-se junto com ele, pelo menos 30 minutos ao dia. Vale brincar, jogar bola, correr pular corda, descer escadas, etc.

Não proíba os doces e salgadinhos: Se ele vai a uma festa de criança, por exemplo, dê algo saudável para ele comer antes de saírem, sem falar nada sobre a restrição. Com o estômago cheio, ele vai ter menos apetite.

Pre-teen (10-12) boy holding doughnut and apple

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *