Blog :: Xalingo

Como controlar os “chiliques” das crianças

Também conhecido como acesso de ira, algumas crianças são mais propensas a “chiliques” do que outras e parecem ter o pavio mais curto. Talvez isso seja apenas um traço da personalidade.

O acesso de ira ocorre quando a criança investe contra o mundo sem que esse reaja. Pode ser disparado por várias coisas, mas sua origem é sempre algum tipo de frustação.

São várias as hipóteses: a criança descobriu que não pode fazer alguma coisa desejada, pois ainda não obteve as habilidades necessárias, ou obteve um resultado diferente do esperado. Ou alguém a impediu de fazer algo que ela queira fazer, ou você tentou fazer uma coisa contra a vontade dela, ou simplesmente ela atingiu o limite emocional. Seja qual for o motivo, o pavio chega ao fim e ocorre a explosão.

Já é bastante chato quando o chilique acontece no chão da sua sala de jantar, imagine então no supermercado, no carro, na casa de um amigo e isso pode acontecer em qualquer lugar.

Os pais podem minimizar as frustações dos filhos nessa idade, mas não poderá eliminá-la por completo. É importante saber que a ira é inerente ao processo de aprendizado e as técnicas para definir limites podem acabar com um ataque logo no inicio, mas nem sempre isso é possível. A única coisa que os pais devem fazer diante de um acesso de ira é não ceder.

Confira algumas dicas da babá Jo Frost, a Super Nanny inglesa, e saiba como lidar com um ataque de raiva:

– Cuide para que a criança não se machuque, nem machuque os outros
– Mantenha a calma. Raiva apenas piora a situação. Se não conseguir controlar, afaste-se da cena
– Nem tente argumentar com a criança nesse momento
– Algumas crianças cessam o ataque de raiva mais rápido quando um adulto as segura com firmeza
– Retire-se da sala, se puder, assim que estiver certa de que ela não irá se machucar, nem quebrar nada

15 Month Old Baby Boy Crying in Crib

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *