Blog :: Xalingo

Sugestões para tornar as férias mais divertidas

As crianças estão de férias, mas isso não significa que elas não precisem de atividades estimulantes. Claro que os pais não vão lotar a agenda dos pequenos com aulas extras, atividades de estudo… Mas podem, sim, proporcionar alguns momentos que reflitam sobre o aprendizado deles.

O psicólogo Alexandre Streb apresentou, no blog Meu Filho, uma lista de atividades a serem feitas por pais e filhos antes da volta às aulas. O melhor: são propostas gratuitas, que ajudam a exercitar o cérebro dos pequenos e integram a família. Confira!

Fazer programas culturais – os pais podem aproveitar o fim de semana ou um dia de folga para levar as crianças a exposições, igrejas e lugares históricos. É interessante buscar uma forma divertida para contar um pouco da história e explicar porque estão ali. Se na sua cidade faltam opções, busque pelos municípios vizinhos.

Cozinhe com as crianças – a internet tem uma fonte inesgotável de receitas que podem ser feitas pelas crianças ou com a ajuda delas. Se quiser tornar a atividade mais divertida, chame primos ou amiguinhos.

Incentive a leitura – como você certamente quer tornar a leitura um hábito, incentive os pequenos a lerem também nas férias. Explique que isso não é somente uma obrigação da escola; mostre que há prazer e diversão nos livros.

Promova um cinema em casa – escolha alguns filmes que se encaixem na faixa e etária e no gosto dos pequenos. Prepare um espaço legal perto da TV – vale colocar almofadas, escolher copos divertidos para servir uma bebida, preparar pipoca e outros lanches – e faça uma sessão de cinema em casa.

Visite e seja visitado –  as crianças adoram receber visitas e ir à casa dos amiguinhos e familiares. Por isso, combine com outros pais uma rotina de visitação (que tal juntar todos os pequenos na sua casa por uma tarde, depois na casa do coleguinha do seu filho em outro momento?).

Prepare um piquenique – escolha um local da sua cidade (uma praça, um parque), prepare lanches que podem ser comidos com as mãos (sanduiches, bolos…) e aproveite uma tarde curtindo a natureza juntos. Se o local tiver uma pracinha, melhor ainda!

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *