O Ministério da Saúde comunicou na semana passada algumas novidades no Calendário Nacional de Vacinação. A partir de 2012, passa a fazer parte do Calendário Básico de Vacinação da Criança, a Vacina Inativada Poliomelite (VIP), que é injetável e feita com vírus inativado. A introdução desta vacina acontecerá no segundo semestre. Hoje, o vírus da doença ainda circula em 25 países.
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que os países das Américas continuem usando a vacina oral, com vírus atenuado, até a erradicação mundial da poliomielite. Por isso, o Brasil utilizará um esquema sequencial, com as duas vacinas, aproveitando as vantagens de cada uma, mantendo. A VIP injetável será aplicada aos dois e aos quatro meses de idade e a vacina oral será utilizada nos reforços, aos seis e aos 15 meses de idade. O período de transição ocorrerá nos próximos cinco anos e, a partir de então, as crianças serão vacinadas com a VIP aos dois, aos quatro e aos seis meses de idade.
A primeira etapa da campanha anual contra a pólio, no dia 16 de junho, será igual a dos outros anos: as crianças menores de cinco anos receberão uma dose da vacina oral, independente de terem sido vacinadas anteriormente. Só na segunda etapa, em agosto, a VIP injetável será introduzida no calendário.
Outra novidade do calendário é a inclusão da vacina pentavalente, que combina a tretavalente (difteria, tétano, coqueluche, também chamada de DTP + haemophilus influenza tipo B) com a vacina contra a hepatite B. Com essa mudança, será reduzida uma picada nas crianças – além de amenizar o sofrimento dos bebês, diminuirá a necessidade de idas ao posto de saúde.