Blog :: Xalingo

Estudo indica que sobrepeso da gestante pode se repetir nos filhos

Um estudo realizado pela Universidade de Montreal, no Canadá, confirmou um fato que pode ser considerado de conhecimento popular: filhos de mulheres que estavam acima do peso ou fumaram durante a gravidez podem ter mais problemas com a balança.

Segundo Richard Tremblay, professor de Desenvolvimento Infantil e um dos autores da pesquisa, fatores biológicos e sociais podem ser responsáveis pela obesidade entre crianças: tanto fumar quanto estar acima do peso na gestação pode fazer o corpo da criança a reagir de forma diferente à comida após o nascimento. Inclusive, essa mudança pode aumentar a probabilidade de o pequeno também desenvolver sobrepeso. E o estudo diz mais: fumar e estar acima do peso na gravidez pode indicar que a mãe é menos preocupada com a própria saúde e com a do bebê, levando a um estilo de vida menos saudável para toda a família.

A pesquisa sugere que quando a criança chega a três anos já é possível prever se ela terá sobrepeso. A equipe canadense analisou a proporção peso-altura de duas mil crianças entre cinco meses e oito anose concluiu que o padrão de ganho de peso é relativamente similar nos primeiros anos de vida, mas que claras diferenças apareceram depois disso.

No geral, os resultados indicam que é uma boa ideia ajudar gestantes a ter um estilo de vida mais saudável. A medida poderia evitar que as crianças tenham problemas pessoais no futuro, como a baixa autoestima que acompanha o sobrepeso, além de auxiliar na prevenção de doenças como diabetes e distúrbios cardíacos, que custam caro aos sistemas de saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *