Blog :: Xalingo

Como proteger as crianças dentro de casa

Os pais sempre se empenham em fazer de suas casas um lugar seguro para os filhos. Entretanto, nem sempre percebem que os lares escondem pequenos perigos. Uma pesquisa da ONG Casa Segura aponta que os acidentes com crianças de 0 a 14 anos resultam em cerca de 6 mil mortes e 140 mil internações em hospitais públicos brasileiros por ano.

Os riscos de acidentes variam conforme a idade da criança. Na infância, a casa é vista pelos pequenos como o palco das novidades, das experimentações, e tudo é foco da curiosidade, inclusive tomadas, talheres, produtos de limpeza… Como não há como proibir a criança de circular pela casa, protege-la é a melhor solução.

Confira algumas dicas para fazer a infância das crianças mais segura e tranquila:

– a cozinha é certamente o ambiente mais perigoso da casa. Como “cozinha não é lugar de criança”, tente manter seu filho longe dela. Afinal, além de queimaduras e objetos com ponta, há o risco de intoxicação com produtos de limpeza. Como prevenção, use travas nas gavetas e portas; enquanto cozinha, deixe os cabos das panelas para dentro do fogão; e proteja tomadas com tampões específicos, fita crepe ou isolante.

– a área de serviço também pode ser um grande perigo, pois é onde ficam aqueles produtos de rótulos coloridos que tanto encantam os pequenos. Deixe os potes fora do alcance das crianças (em armários aéreos, por exemplo), use trancas em portas e gavetas e evite guardar produtos de limpeza em garrafas pet de refrigerante – afinal, as crianças não saberão diferenciar o que tem dentro!

– no quarto, o perigo muda conforme a idade da criança. Quem tem um bebê deve prestar atenção ao berço. Recomenda-se que os vãos da grade lateral tenham no máximo 6,5 centímetros, o que evita que o bebê coloque a cabeça no vão. Na hora de escolher o berço, fique atenta: se tiver quatro rodinhas, pelo menos duas precisam ter sistema de trava; além disso, berços com peças pontiagudas ou removíveis também podem oferecer riscos. Agora, se o seu filho já caminha, fique atenta às janelas e sacadas, que precisam de redes protetoras. Também evite deixar móveis em que as crianças possam subir perto das janelas. E na hora de comprar brinquedos, observe se eles são apropriados para a idade das crianças e se tem selo do Inmetro – que dá uma garantia a mais!

– já o banheiro torna-se um pouco perigoso por ter água acumulada. Por isso, use travas no vaso sanitário. No armário, evite produtos químicos, guardando apenas toalhas e papel higiênico. E, na hora do banho, até uma pequena quantidade de água pode ser perigosa na banheira. Por isso, nunca deixe o bebê sozinho durante o banho!

– na sala, deixe todos os objetos decorativos pequenos fora do alcance das crianças. Para saber se o objeto oferece risco, faça o teste sugerido pela ONG Casa Segura: se ele couber dentro de um pote de filme fotográfico, é pequeno (o pote de filme fotográfico tem o tamanho semelhante ao da garganta de uma criança de até quatro anos). Recomenda-se que os tapetes tenham antiderrapante e que as quinas dos móveis recebam uma proteção.

Mais informações sobre segurança em casa? Acesse o site Criança Segura!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *