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Como potencializar o que a escola ensina

Independente da idade, se o seu filho já está na escola, é hora de você ajudar no processo educativo. Todos os pais se empenham em preparar seu pequeno para ser um adulto melhor, mas é realmente importante que pais e escola trabalhem na mesma linha. Assim, a criança não se confunde entre o que é certo e errado!

Para não atrapalhar o que a escola está fazendo, que tal também estabelecer uma rotina em casa? Se você observar, a escola mantém uma ordem de atividades e você pode fazer o mesmo em casa, tendo um horário regular para o banho, alimentação e hora de dormir. Também é importante incentivar as conquistas. Se na escola seu filho não usa mais bico ou fraldas, por que precisa usar em casa? Dispense esses itens também! E trate seu filho de igual para igual, sem infantilizações ou diminutivos.

É importante reservar tempo e espaço para que seu filho desenvolva as habilidades que são trabalhadas em sala de aula. Não sabe como? Comece dando brinquedos adequados à idade dele e mantendo um lugar específico da casa para que ele brinque, faça desenhos e se divirta. E que tal pedir para ele lhe ensinar as músicas que aprende na escola? Estimulando desta forma e oferecendo apoio nas lições, mas sem fazer as atividades por ele. A professora precisa saber que ele teve dificuldades, para trabalhar com isso em sala de aula.

Não esqueça de acompanhar o dia a dia: olhe o caderno, acompanhe a agenda e converse com seu filho, pedindo que ele conte o que fez na escola. Não faça interrogatório! Para incentivar essa parceria, troque de posição: conte a ele como foi seu dia, recorde seus tempos de escola, mostra para ele que, mesmo em idades diferentes, vocês pertencem ao mesmo mundo!

Como a relação escola-casa é uma via de mão dupla, não esqueça de compartilhar. Use a agenda para falar sobre seu filho, caso ele não passe bem a noite, tenha pesadelos, algum mal-estar… Outros acontecimentos que podem afetar o humor ou o desempenho da criança devem ser informados à professora pessoalmente, de forma discreta e em separado das crianças.

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