Blog :: Xalingo

Melhores leituras ajudam crianças a gostarem de livros

Com a expansão da internet e do acesso facilitado à informação, muitos pais têm se perguntado: “meus filhos não terão livros?”. O hábito da leitura deve ser incentivado pelos pais, desde cedo. Claro que é preciso permitir que os pequenos curtam as novas tecnologias, mas incentivá-las a ler livros (que desde a invenção do e-book não precisam necessariamente estar em papel) colabora com o desenvolvimento da criatividade, da concentração e ajuda a ampliar o vocabulário dos pequenos.

Veja, agora, algumas dicas da revista Época para garantir aos pequenos os melhores livros:

1. Vá além da indicação por idade – essa indicação é apenas uma orientação. Talvez seu filho de dois anos se divirta mais com um livro para crianças menores ou até com livros para crianças de quatro anos. Não há um padrão exato, tudo depende da curiosidade e dos objetivos do futuro leitor;

2. Pense no perfil de seu leitor – há crianças que curtem poesias, enquanto outras adoram ficar com medo de vampiros e lobos; e há ainda as que querem muita aventura. Conhecer as preferências literárias dos seus pequenos ajuda a criar bons hábitos de leitura;

3. Lembre-se dos livros de que você gostava quando era criança – aqueles clássicos que encantaram você na infância podem fazer sucesso novamente com seus filhos. Obras como O Menino Maluquinho, de Ziraldo, ou ainda os clássicos contos de fadas, serão atuais para sempre! Além de contar a história, que tal relatar para as crianças qual a sua experiência com essas leituras?

4. Converse com outros pais e outras crianças sobre os lançamentos – é sempre interessante ficar por dentro das novidades. Além de outros pais e crianças, os vendedores das livrarias também são boas fontes de informação. O boca a boca funciona sempre!

5. Estimule a diversidade de estilos – é importante que as crianças tenham acesso a diferentes estilos literários. Não é porque você gosta de contos clássicos que seus filhos também gostarão. Troque de estilos: dos clássicos, passe para os modernos, dê uma olhada em poesia, livros de imagens, quadrinhos… Essa exploração dos gêneros também ajuda na formação dos novos leitores.

(Fonte: Revista Época)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *