Blog :: Xalingo

Como preparar uma lancheira saudável para os seus filhos – Parte I

Os pequenos costumam ter uma preferência por fast e junkie food, especialmente porque esses alimentos possuem embalagens convidativas, licenças de personagens de desenhos animados, brindes divertidos ou propagandas que prendem a atenção. Mas desenvolver uma alimentação saudável desde cedo é apenas uma questão de costume. Preparando lanches saborosos e com uma aparência que dê vontade de “comer com os olhos”, a criança acabará desenvolvendo o paladar para ingredientes que talvez inicialmente ela não teria vontade de comer.

Uma criança de 4 a 7 anos deve consumir cerca de 1800 calorias diárias, a fim de estar suficientemente alimentada e não desenvolver obesidade infantil, um dos grandes males da atualidade. Destas, cerca de 250 a 350 devem ser provenientes dos lanches. É importante sempre se ter em mente a qualidade do que se come, e não apenas a quantidade de calorias. Um pacote de biscoitos recheados, por exemplo, pode ter mais de mil calorias. Mas isso não significa que ele deixe a criança mais alimentada do que um sanduíche com frios e legumes, que pode ter em torno de trezentas calorias.

Selecionamos algumas receitas de simples preparo, que até as mamães mais atarefadas e sem muita prática na cozinha podem preparar, para montar uma lancheira saudável e saborosa para os seus filhotes.

Sanduichinhos decorados

Bata no liquidificador (ou mixer, ou processador) presunto, queijo branco, cenoura crua, cream cheese ou requeijão e algumas folhinhas de espinafre cru. Passe o creminho em bisnaguinhas e complete com alface. O pulo do gato? Os olhinhos feitos com maionese tingida com corante alimentício preto (mas poderiam ser com pedacinhos de azeitonas).

Torta de liquidificador

Bata no seu liquidificador 3 xícaras de leite, 3 ovos, 1/2 xícara de óleo, 12 colheres de sopa de farinha de trigo, e 3 colheres de sopa de parmesão ralado. Bateu bem batidinho? Agora some 1 colher de sopa de fermento em pó e bata mais um bocadinho.

Deite metade da massa em forma untada, disponha as camadas de recheio, cubra com o resto da massa, polvilhe com farinha de rosca e parmesão ralado e leve ao forno pré-aquecido até sentir cheirinho de massa assada e esta estar fime.

Você pode recheá-la com queijo branco, presunto magro e todos os legumes que tiver na geladeira ou forem do agrado do paladar dos pequenos.

Rendimento: pelo menos 30 cubos ou 20 fatias.

Fontes: Revista Crescer, ANutricionista.Com, Educacional, Guia do Bebê, Rainhas do Lar, Tumblr

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *