Blog :: Xalingo

A queda dos dentes de leite

De repente, um dia, seu filho acorda surpreso ou mesmo assustado porque percebe que algo diferente está acontecendo com um de seus dentes. Ele vai até você e questiona. É a perda dos primeiros dentes de leite, que darão lugar à dentição definitiva.

O processo ocorre normalmente entre os cinco e os 12 anos de idade. Alguns exibem o “feito” como uma novidade tão magnificente que encaram a situação como uma passagem direta da infância para a fase adulta. E você sabe dizer a ele o porquê desta mudança? É simples: os dentes de leite começam a se soltar e caem em virtude de um outro dente estar nascendo embaixo da raiz e que, assim, empurra o “antigo”, fazendo-o cair, naturalmente.

Os últimos a cair e ser substituídos são os chamados queixais, que ficam nos extremos da boca. Isso tende a acontecer na pré-adolescência, entre os 11 e 15 anos. Bem antes, no entanto, é muito importante levar o seu filho ao dentista. A dica é consultar um especialista a partir dos três anos, com visitas regulares de seis em seis meses.

A possível vergonha que um pequeno pode sentir das “janelinhas” pode e deve ser encarada com a maior naturalidade possível, explicando que isso é um processo normal que ocorre com todas as outras crianças também. Vale dizer que o papai e a mamãe também já passaram por isso quando tinham a mesma idade.

A lenda da fada é outra boa dica para lidar com o tema. Quando os dentes de leite caírem, diga para o seu filho colocá-los embaixo do travesseiro. Durante a noite, uma fada irá pegá-lo e, em troca, trará uma surpresa. Essa pequena história serve como uma compensação apenas.

                  

4 ComentáriosDeixe um comentário

  • Minha filha de 4 anos e 10 meses ja esta com os dentinhos da frente moles, queria saber se eh normal e se eh preciso levar pro dentista dar uma olhadinha, ja que a escovação dela eh satisfatoria!!!!

    • Olá, Nicole!

      Eventualmente algumas crianças perdem os dentes mais cedo, por volta dos 5 ou 6 anos.

      Mas se você possuir dúvidas, nunca é demais consultar um especialista!

    • Bom dia, Bianca! Tudo bem? O ideal é que você procure um especialista para tirar as suas dúvidas e orientar o seu caso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *