Estamos no fim do ano e, com as festas, chegam novos compromissos das mães com seus filhos. Um deles é a escolha da primeira ou de uma nova escola. Esta é uma decisão importante, que vai influenciar o futuro e o crescimento dos filhos. Para não ter problemas, uma ideia legal é fazer uma lista do que precisa ser observado ou levado em consideração na hora de escolher a escola.
Antes de sair visitando todas as escolas que as amigas indicam, você pode fazer uma pesquisa, na internet mesmo, para saber quais são os valores, a missão e visão do colégio. Analise estas informações e faça a relação de escolas a visitar. Mas não esqueça estas anotações em casa: leve-as junto e observe se as informações são coerentes com as impressões que você terá do ambiente escolar. Também converse com o funcionário que lhe acompanhar e veja se valores, missão e visão são realmente conhecidos e estão em sintonia com as práticas ou se foram simplesmente apresentados de forma mercadológica.
Será melhor se essa primeira visita ocorrer em horário de aulas, para conferir de perto qual é o tratamento que os funcionários dão aos alunos, tanto em questões pedagógicas quanto disciplinares. Ao mesmo tempo, você poderá observar a postura dos alunos no ambiente escolar: normalmente, o comportamento deles reflete o meio em que estão inseridos.
Assim como na sua casa, a higiene é fundamental. Observe se o pátio e os corredores estão limpos e bem cuidados, e aproveite para ver os banheiros. Observe também as condições de acessibilidade do colégio para portadores de necessidades especiais: um ambiente que preza o espírito democrático e acesso às minorias deve ter o planejamento espacial desenvolvido.
Como seu filho será um novo aluno, descubra se a escola se programou para recebê-lo, assim como aos outros que chegarão pela primeira vez no ano seguinte. Veja se há um programa de integração, para auxiliar na socialização e respeito àquele que passa a integrar o grupo. Também é importante saber aspectos práticos: como o colégio separa os alunos em turmas, como se trabalha a recuperação, como são tratados os alunos que têm atitudes erradas.