Blog :: Xalingo

Cuidados fortalecem o vínculo entre mãe e bebê

Quem é mãe sabe: a sensação de ter um filho é maravilhosa e única. Mas, além da alegria de estar com aquela criaturinha que foi gerada por nove meses, é preciso saber que os bebês necessitam de cuidados especiais desde o nascimento. Os momentos de cuidado e trato com o pequeno ajudam a criar e fortalecer o vínculo entre ele e os pais – a regra vale para a mamãe e também para o papai.

Para ajudar nestes primeiros momentos, que são muito importantes para o desenvolvimento do pequeno, a psicóloga Cynthia Boscovich dá cinco dicas:

  • Você já sabe que o bebê precisará de cuidados o tempo todo. No início, estes cuidados são físicos: a troca de fraldas, banho, amamentação, o ninar, pego no colo. Como depende totalmente de outra pessoa para sobreviver, o ideal é que essa pessoa seja a mãe, que precisa passar sua presença real e inteira. Cuidar do bebê de forma automática e mecânica não favorece o bom desenvolvimento psíquico do pequeno, que deve sentir ser objeto de prazer e orgulho para a mãe.
  • Para que o bebê ficar em equilíbrio, precisa de uma rotina de cuidados regular, feita pela mesma pessoa, de preferência a mãe. Viver um dia igual ao outro faz ele sentir-se seguro. Além disso, rotina e previsibilidade contribuem para o bebê se organizar e desenvolver-se psiquicamente.
  • O recém nascido dorme cerca de 18 horas por dia, mas acorda para mamar a cada 3 horas ou menos. Desde que nascem, alguns dormem a noite toda, mas na maioria dos casos não é assim. Por isso, é preciso que a mãe descanse enquanto o bebê dorme, para estar disposta quando ele acordar. É importante também estabelecer desde o início uma rotina do sono, para que ele desenvolva bons hábitos para dormir. Diferenciar o dia da noite pode ajudá-lo a dormir menos de dia: mantenha a claridade e os ruídos da casa enquanto ele dorme durante o dia, deixando o silêncio e a redução da luz para a noite.
  • Antes de nascer, o bebê estava no útero, onde percebia o balanço e os movimentos da mãe, que lhe proporcionavam aconchego. A partir do nascimento, ele passa para um plano imóvel e rígido. É preciso facilitar a adaptação do pequeno e são as mãos de um adulto que lhe proporcionarão segurança. Ao segurar o bebê, devemos passar toda segurança e tranquilidade, para que ele sinta-se em equilíbrio e seguro. A base da personalidade será bem assentada se o bebê for segurado de forma satisfatória.
  • O toque é fundamental para o desenvolvimento físico e psíquico do bebê, assim como para sua adaptação ao mundo. Seja amoroso ao trocar fraldas, dar banho ou em uma massagem: esse carinho contribui com o desenvolvimento físico, psíquico e motor. Nos primeiros meses, é interessante deixar o bebê no berço ladeado por “rolinhos” de cobertor ou almofadas, que serão tocados quando se movimentar. Essa é uma forma de passar acolhimento e carinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *