Blog :: Xalingo

Evite o desperdício nas ceias de fim de ano

Quando chega o final do ano, as famílias começam a programar as ceias, tanto de Natal quanto de Ano Novo. Muitos acabam exagerando e, passada a festa, vem a pergunta: “O que a gente vai fazer com tanta comida?” Todos os dias, uma família de quatro pessoas joga 350g de comida no lixo, e nesta época do ano, a falta de planejamento faz com que a quantidade descartada aumente. Para evitar jogar comida – e dinheiro – fora, o segredo e planejar. Afinal você não quer que seus filhos achem que gastar com comida e depois jogar fora é uma atitude normal e correta, não é?

Para evitar desperdício, você pode optar por um prato que a sua família comeria por completo em uma única refeição; não é preciso dobrar a quantidade. Também é interessante escolher um prato principal: não há necessidade de fazer peru, tender e bacalhau. Um peru de 2kg serve até oito pessoas.

A sobremesa também pode ser única. Uma torta serve facilmente oito pessoas. Se as festas incluem mais de um encontro (pode ser o jantar do dia 24 e o almoço do dia 25) que tal combinar com outra família que participe do evento de uma levar um doce à noite e a outra ao meio-dia?

Passada a janta, o que sobrou deve ser logo guardado na geladeira para não estragar. Recomenda-se que a comida fique na geladeira por até dois dias, na primeira prateleira de cima (que refrigera melhor).

Para não enjoar de comer a mesma coisa por um ou dois dias, que tal “reciclar”, criar pratos novos a partir do velho? Sim, você pode transformar o peru em uma torta salgada, no recheio de panquecas ou em um arroz de forno. O tender pode ser aproveitado no recheio de pastinhas ou patês e o bacalhau pode ser desfiado e usado em outras receitas. Use a internet a seu favor e descubra outros pratos saborosos!

E bom apetite!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *