Incentivar as crianças a expressarem os seus sentimentos, além de saudável é importante para o seu desenvolvimento, também pode ajudar a identificar transtornos como o TDAH.
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge cerca de 3 a 5% de toda a população infantil. Desatenção, impulsividade e inquietude são algumas das principais características de crianças que sofrem com este transtorno.
Na infância, embora o TDAH esteja sendo estudado há anos com maior foco nas dificuldades cognitivas e de aprendizado, compreender as emoções e sentimentos da criança pode levar a um diagnóstico antecipado e a uma maior compreensão do transtorno em si.
Trabalhar a expressividade e proporcionar atividades e brincadeiras onde as crianças possam falar e expressar seus desejos, sentimentos e pensamentos podem ser alternativas criativas, divertidas e dinâmicas para conhecer um pouco mais sobre o seu comportamento.
Nesta etapa, é importante que os pais estejam informados e atentos às características que indiquem que seus filhos estejam sofrendo com transtornos como o TDAH. Lembrando que o diagnóstico sempre deve ser feito por um profissional da saúde capacitado, com base em avaliações médicas, de desenvolvimento e educacionais.
Para conhecer um pouco mais sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, você pode acessar o link: O que é TDAH?
Pensando nisso, a Xalingo criou a Linha Desenvolvimento que auxilia no processo cognitivo e emocional das crianças. Conheça o Quebra-Cabeça de Encaixe de Expressões, que através da brincadeira possibilita compreender melhor o sentimento dos pequenos.
Conheça toda a nossa coleção no SITE e compre online!