Blog :: Xalingo

O que é TDAH?

Você sabia que alguns comportamentos agitados, distraídos e dificuldade de concentração na aula podem indicar que a criança sofre com um problema chamado TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Esse é um transtorno mais comum em crianças, e ocorre em 3 a 5% da população infantil. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o TDAH!

Primeiro, precisamos saber o que significa TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância que geralmente acompanha a pessoa por toda a sua vida. Ele é reconhecido oficialmente por vários países e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), portanto necessita de cuidado.

Quais são as principais características?
Sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade são os principais. Ele também pode ser chamado de DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção).

É importante destacar que o TDAH na infância em geral se associa a dificuldades na escola e no relacionamento com demais crianças, pais e professores. Crianças e adolescentes com TDAH podem apresentar mais problemas de comportamento, como por exemplo, dificuldades com regras e limites.

A desatenção manifesta-se comportamentalmente no TDAH como divagação em tarefas, falta de persistência, dificuldade de manter o foco e desorganização – e não constitui consequência de desafio ou falta de compreensão. A hiperatividade refere-se a atividade motora excessiva (como uma criança que corre por tudo) quando não apropriado ou remexer, batucar ou conversar em excesso.

A impulsividade refere-se a ações precipitadas que ocorrem no momento sem premeditação e com elevado potencial para dano à pessoa (p. ex., atravessar uma rua sem olhar). A impulsividade pode ser reflexo de um desejo de recompensas imediatas ou de incapacidade de postergar a gratificação.


O TDAH é comum?
Muito comum! Ele ocorre em 3 a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos, o transtorno chega até a vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.


Quando ele se desenvolve?

Muitos pais observam pela primeira vez uma atividade motora excessiva quando a criança começa a andar, mas é difícil distinguir os sintomas do comportamento normal, que é altamente variável, antes dos 4 anos de idade.

O TDAH costuma ser identificado com mais frequência durante os anos do ensino fundamental, com a desatenção ficando mais saliente e prejudicial. O transtorno fica relativamente estável nos anos iniciais da adolescência, mas alguns indivíduos têm piora, com o desenvolvimento de comportamentos antissociais.
Na maioria das pessoas com TDAH, sintomas de hiperatividade motora ficam menos claros na adolescência e na vida adulta, embora persistam dificuldades com planejamento, inquietude, desatenção e impulsividade.

Na pré-escola, a principal manifestação é a hiperatividade. A desatenção fica mais proeminente nos anos do ensino fundamental. Na adolescência, sinais de hiperatividade (p. ex., correr e subir nas coisas) são menos comuns, podendo limitar-se a comportamento mais irrequieto ou sensação interna de nervosismo, inquietude ou impaciência.

Algumas dicas para os pais de filhos com TDAH

• Converse sempre com ele (a) sobre como se sentem;
• Estabeleça uma rotina diária clara e consistente: hora de almoço, de jantar e dever de casa;
• Ter sempre um tempo disponível para interagir com a criança;
• Estimular e incentivar brincadeiras e jogos que estimulem a desenvolver a atenção.


Nova linha TDAH da Xalingo
A Xalingo trouxe uma linha com brinquedos que desenvolvem o pensamento lógico, e a coordenação motora, além das habilidades de comparar e associar.

Conheça o TDAH – Quebra-Cabeça de Encaixe Expressões, onde a criança vai montando, segundo suas expressões e seus sentimentos naquele momento.

TDAH - Quebra-Cabeça de Encaixe Expressões
E o TDAH – ABC Montando Palavras ideal para o conhecimento das letras e suas diferenças. TDAH ABC-Montando-Palavras

Conheça toda a nossa coleção no SITE e compre online!

Fonte: Associação brasileira do déficit de atenção e DSM – Manual Diagnóstico Estatístico de Transtornos Mentais.






Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *