Blog :: Xalingo

Qual a idade ideal para aprender inglês ou outro idioma?

Back to school! Happy cute industrious child is sitting at a desk indoors. Kid is learning in class.

O aprendizado de outra língua é muito importante para o desenvolvimento da criança, já que permite que várias portas se abram para ela, no futuro, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Além disso, um segundo idioma nos possibilita mudar de país e realizar intercâmbios, que são excelentes para o crescimento social e cultural. Mas afinal, qual a idade ideal para aprender inglês ou outro idioma?

Segundo algumas pesquisas, o ideal é começar o estudo do inglês e outros idiomas aos 2 anos de idade, o que possibilita que o segundo idioma se torne natural assim como o aprendizado da língua materna.

Porém existem controvérsias segundo um renomado estudo de Massachusetts Institute of Technology, o MIT. Nessa pesquisa aponta-se como ideal que esse aprendizado seja partir dos 10 anos de idade e que, após os 18 anos, dificilmente o jovem chegará a ser tão fluente como um nativo. Mas vale lembrar que existem exceções.

“Há comprovadamente um declínio de aprendizado após essa idade”, diz Joshua Hartshorne, professor de Psicologia e coautor da pesquisa.

Já havia um consenso que a aptidão para mais de uma língua traz muitos benefícios como concentração, controle emocional e também aumenta a autoestima, além de ativar o cérebro, possivelmente, prevenindo doenças como Alzheimer entre muitas outras.

A Xalingo Brinquedos selecionou algumas dicas para fazer a criança se interessar e aprender, desde cedo, outro idioma.

Incentive em casa a partir de exercícios simples

Vale lembrar que o aprendizado de crianças é completamente diferente dos adultos, então o formato lúdico é sempre o melhor caminho. Incentive o pequeno em atividades de completar as músicas e também de demonstrar objetos e perguntar o nome deles. 

Ensine mais que o vocabulário de outro idioma

Estudar uma língua vai muito além de aprender vocabulário e frases úteis para o dia a dia. Aprender um idioma novo é também aprender sobre as pessoas que falam essa cultura. Vale a pena conhecer os costumes, feriados específicos, lendas locais e comidas típicas.  Quando ingressar em um curso de idiomas, o pequeno provavelmente vai se interessar em saber mais sobre o país.

Recorra aos jogos

Sempre é uma boa alternativa para que a criança entenda tudo de uma maneira mais adequada, sem ser tedioso e chato para ela. Use e abuse de formatos e estratégias de jogos. 

Vale a pena também registrar, nessa publicação, que para aquelas crianças em idade de alfabetização, que estão aprendendo um segundo idioma junto com o português, indicamos os brinquedos da Xalingo com letras. Através deles, os pais podem desafiar os filhos a formarem palavras, inclusive em outros idiomas. Confira alguns de nossos produtos:

Abc 72 Peças – possui 72 peças em MDF para a criança aprender o alfabeto e identificar os diferentes traçados de letras maiúsculas e minúsculas, bem como formar palavras e frases; Abc Patrulha Canina – possui 120 peças em MDF no formato de escudo da Patrulha mais amada do Brasil;  TDAH – ABC Montando Palavras – possui 72 peças em MDF e um selo que reforça a contribuição do brinquedo na concentração, criatividade, paciência e autocontrole. São brinquedos indicados para crianças a partir de 3 anos que permitem a associação e o aprendizado conjunto.

Além das dicas apresentadas acima, é importante também fazer a criança entender que dominar outro idioma vai fazer uma grande diferença no futuro. É importante reforçar que o aprendizado de uma segunda língua também ajuda a desenvolver habilidades. Por isso, acreditamos que vale a pena incentivar os pequenos a mergulharem no universo de línguas estrangeiras. 

Fontes:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *