Blog :: Xalingo

Como preparar lanches saudáveis para levar a escola

As mães adoram caprichar e variar no conteúdo das lancheiras enviadas para escola. Por isso, elas sempre buscam dicas de lanches saudáveis e atrativos, evitando a mesmice ou opções muito calóricas. E as combinações harmônicas, práticas, rápidas e nutritivas fazem sucesso tanto com as mães quanto com os pequenos.

Veja, a seguir, as sugestões da Xalingo que não podem faltar no preparo da lancheira de seu filho:

  1. Primeiro, é preciso levar em conta o período em que a criança estuda (manhã ou tarde) e a refeição que fez antes de ir à escola (café da manhã ou almoço).
  2. Depois, certifique-se que seja enviado, dentro da lancheira, um produto de cada grupo alimentar: uma fonte de proteína ou lácteo (leite, iogurte, queijo), uma fruta ou legume in natura (pelas fontes de vitaminas, fibras e minerais), um carboidrato para fornecer energia (pães e cereais) e uma bebida para hidratar (água, água de coco ou suco natural). Muitos desses produtos podem ser encontrados facilmente em supermercados, hortifrutis ou aplicativos de entrega.
  3. É sempre importante lembrar que as frutas da estação possuem menos agrotóxicos e costumam ser mais baratas. Priorize as que possam ser consumidas com casca ou são fáceis de descascar (como banana) pois, a maioria delas perde vitaminas e oxida (fica escura) quando já descascadas e cortadas. Frutas e legumes são importantes por serem nutritivos e suas cores deixam o lanche mais atrativo e divertido.
  4. Quanto as opções de bebidas, saiba que a água mineral fresquinha ajuda a criar o hábito de beber mais água ao longo do dia e a água de coco pode ser uma alternativa para substituir e evitar a rotina dos sucos. Se for mandar suco na lancheira, o ideal é prepará-lo na hora de sair de casa. Na falta de tempo para preparar, uma dica é congelar a poupa ou o líquido em forminhas de gelo. O suco pode ficar armazenado por meses dentro do freezer.
  5. Por uma questão de higiene e saúde alimentar, envie o lanche dentro da lancheira, deixando os alimentos longe dos outros materiais que a criança for levar para a escola. Envolva o sanduíche em papel filme ou alumínio, protegendo e evitando que o aroma do mesmo interfira no gosto da fruta. As frutas devem ser enviadas já lavadas e secas. Deixe os alimentos bem acondicionados para que não se espalhem até chegar à escola.
  6. Ao escolher os alimentos, prefira pães, bolos ou biscoitos integrais, multigrãos, de arroz ou de milho ao invés de pães brancos, bisnaguinhas, bolachas recheadas e salgadinhos. Frutas naturais (in natura) ao invés das secas e desidratadas. Suco natural ao invés dos de caixinha, refrigerantes ou achocolatados. Os produtos industrializados são ricos em açúcar, gordura e conservantes, além de não conterem valor nutricional.
  7. Varie as opções de proteínas (leite, iogurte, queijo branco, ricota temperada, requeijão, creme de ricota, cream cheese, patês caseiros). Os queijos são ótimos para opções divertidas: rolinhos e formatos com moldes de biscoitos.
  8. Escolha alimentos que a criança goste e esteja acostumada a comer, fazendo a lancheira torna-se uma extensão da alimentação de casa.
  9. Use cortadores de biscoitos e sanduíches em formatos diferentes para o lanche ficar divertido e atrativo;
  10. Para evitar a monotonia alimentar, varie o cardápio da lancheira semanalmente, considerando a idade do seu filho. Cada faixa etária tem necessidades nutricionais e calóricas diferentes. Leve em consideração também a intensidade das atividades físicas. Na dúvida, consulte seu pediatra ou nutricionista.

Agora que você conhece várias dicas para preparar lanches saudáveis para o seu filho levar na escola, que tal estimular o hábito da alimentação saudável até nas brincadeiras? Passe algumas horas se divertindo com ele ao preparar uma salada de frutas ou outros lanchinhos saudáveis da linha Comidinha de Brinquedo Mini Chef da Xalingo Brinquedos!

Fontes:https://www.maetipoeu.com.br/kids/dicas-de-lanches-saudaveis-para-levar-a-escola/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *