Blog :: Xalingo

Como identificar se seu filho precisa de óculos?

Por vezes, é difícil identificar se uma criança precisa de óculos. Elas nem sempre conseguem falar exatamente o que estão sentindo e isso dificulta bastante o diagnóstico e a percepção dos pais de que há algo errado.

No entanto, pequenas características e demonstrações podem indicar que a criança está tendo algumas dificuldades para enxergar bem. A Xalingo Brinquedos listou algumas situações que mostram quando é hora de levar seu filho ao oftalmologista.

Dores de cabeça frequentes

As dores de cabeça relacionadas a problemas de visão aparecem após atividades que exigem maior foco e concentração. Após um dia de aula ou um longo período de brincadeiras em ambiente fechado, se a criança se queixar de dor de cabeça, é possível que ela precise de óculos. A dor de cabeça nesses casos surge após o esforço feito para focar os objetos.

Ficar muito próximo à televisão

Mesmo que as telas de hoje sejam maiores, se a criança precisar de óculos, ela procurará estar cada vez maisperto da televisão. Apertar os olhos para focalizar a programação também é um sintoma observado facilmente, e pode vir ou não acompanhado decoceiras frequentes com o intuito de ajustar a visão.

Andar de cabeça baixa

Em crianças com estrabismo ou hipermetropia, é comum observar a preferênciapor andar de cabeça baixa. A atitude chega a ser instintiva, a fim de prevenir quedas e outros acidentes buscam visualizaro caminho. Se notar essecomportamento, é preciso averiguar se a criança precisa de óculos.

Tropeções e quedas frequentes

Outra característica comum ao estrábico é a incapacidade de enxergar com clareza certas coisas. Por isso, quedas, esbarrões e tropeços costumam ser frequentes. E, depois de cair algumas vezes, as crianças tendem a se prevenir olhando para o caminho e prestando atenção nos passos.

Coçar os olhos e lacrimejar constantes

Outro sinal de problemas refrativos é o ato de coçar os olhos, que pode vir acompanhado ou não de lacrimejamento. No entanto, além de ser um sinal recorrente de fadiga ocular, a coceira pode estar relacionada à conjuntivite ou alergias. Caso a criança já tenha alguma predisposição para o ceratocone, o processo de manifestação dessa condição pode ser acelerado.

Sensibilidade à luz

A sensibilidade à luz pode estar relacionada à extropia, que também é um tipo de estrabismo. Porém, este quadro pode se manifestar por conta de outras condições e problemas refrativos. É preciso investigar a fotossensibilidade como um sintoma dentre muitos e associar quais são as outras queixas da criança.

Depois de notar algum desses comportamentos em seu filho, é bem provável que ele precise de óculos e é preciso ser encaminhado ao oftalmologista para esvendar a condição e receitar as lentes corretivas. O diagnóstico só pode ser feito durante a consulta. Não demore a procurar ajuda.

Durante a consulta, relate ao médico tudo o que observa em seu filho diariamente e estimule a criança a falar o que sente. Após descoberto o problema, o uso dos óculos corrigirá a condição diagnosticada e o seu filho não irá mais apresentar os sintomas observados por você.

Fontes:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *