Blog :: Xalingo

Educação ambiental na infância

É muito importante que as crianças aprendam a poupar os recursos naturais e a contribuir com a preservação do meio ambiente. Elas também precisam de um mundo mais sustentável e melhor para viver.

Quanto mais cedo essa preocupação for apresentada, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação do planeta. Por isso, a educação para uma vida sustentável é urgente e deve começar desde cedo.

Porém, a educação das novas gerações está em nossas mãos e é responsabilidade de todos, não apenas dos pais.

As crianças de hoje serão os adultos de amanhã, possíveis líderes ou governantes que irão enfrentar grandes desafios — como a escassez de água ou o aquecimento global –, precisando tomar decisões cruciais relacionadas às questões que envolvem o meio ambiente.

Por isso, discutir e orientar as crianças, desde cedo, ajuda a desenvolver a tão urgente consciência ambiental, possibilitando que esse aprendizado sempre influencie suas atitudes no futuro.

Para ajudar os interessados nessa missão, a Xalingo separou algumas dicas de como incentivar as crianças a serem mais responsáveis com as questões que envolvem o meio ambiente.

Seja um bom exemplo

A primeira e melhor forma de orientar as crianças é se tornando um bom exemplo para elas. Afinal, o convívio é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento infantil, por ser responsável pela transferência de valores.

Por isso, cultivar bons hábitos diários, ser consciente e ter informações acerca dos impactos causados pela ausência de educação ambiental são medidas simples que têm um excelente efeito sobre as crianças. 

Ensine a fazer o descarte correto do lixo

O processo de separação e descarte correto de resíduos é de grande importância para o meio ambiente e uma ótima forma de ensinar educação ambiental.

O incentivo da coleta seletiva é uma alternativa que possibilita o reaproveitamento de diversos materiais.

É possível ainda mostrar como reutilizar as sobras da alimentação, transformando o lixo orgânico em compostagem para o solo.

Explicar os motivos pelos quais é importante não jogar lixo na rua também é importante e faz com que a criança se conscientize sobre as consequências de ações negativas.

Economize recursos

Oriente as crianças a não deixarem as luzes acesas em cômodos da casa e sempre desligarem os aparelhos eletrônicos das tomadas. Explique que economizando energia, ela estará poupando o meio ambiente de novas construções de hidroelétricas, que inundam grandes áreas e alteram ecossistemas; de termoelétricas, que emitem gases nocivos ao efeito estufa; e de usinas nucleares, que representam um risco permanente devido ao lixo tóxico que gera.

Mostre a importância da água e o quanto ela é indispensável aos seres vivos. A água é um tema extremamente importante para ser trabalhado na educação ambiental infantil. Explique que o desperdício e a poluição das águas afetam todo o planeta e que esse recurso essencial à vida é importante para evitar escassez. Sugira banhos mais curtos e o fechamento da torneira para ensaboar e escovar os dentes.

Tenha uma horta ou jardim em casa

Se tiver espaço em casa, cultive uma horta ou um jardim, compartilhando com as crianças os cuidados com as plantas. Isso vai criar um vínculo entre vocês e também com a natureza. Esse pequeno cultivo vai colocá-las em contato direto com a terra lhe dará a oportunidade de ensinar sobre responsabilidade, mostrando, a partir daí, como nosso planeta também precisa de certos cuidados para sobreviver.

Enfim, a educação ambiental é um exercício para a cidadania e crianças que têm atitudes sustentáveis podem desenvolver valores e hábitos contínuos, promovendo o bem-estar da vida em comunidade.

É evidente, portanto, a relevância da educação ambiental para crianças. Isso porque, quando elas se envolvem e conseguem visualizar os resultados obtidos, tornam-se, futuramente, cidadãos conscientes e participativos nas soluções dos problemas ambientais e sociais.

Fontes:

https://www.aguasustentavel.org.br/conteudo/blog/85-educacao-ambiental-na-infancia-como-desenvolver-criancas-mais-conscientes

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *