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Como os professores podem estimular o hábito da leitura na infância?

As novas gerações são formadas por crianças nativas digitais, aquelas que já nascem mergulhadas na tecnologia. O vínculo com os artefatos tecnológicos é intenso e, por isso, incentivar a leitura na infância tornou-se um desafio ainda maior.

Mesmo diante desse cenário, ainda é possível e muito importante cultivar o hábito da leitura para ajudar os pequenos a se tornarem grandes leitores.

Lembre-se que, antes mesmo de uma criança aprender a ler, já é possível apresentá-la ao mundo da leitura. Esse contato precoce com os livros e as histórias é importante para o desenvolvimento infantil e também para a relação com a leitura no futuro.

As crianças logo aprendem suas primeiras palavras e com as mais usadas na sua rotina estabelecem maior relação emocional. A partir daí, vivem novas experiências e expandem, aos poucos o seu vocabulário. Assim, vão conhecendo o mundo à sua volta e a leitura é uma ótima forma de garantir esse aprendizado.

Através dos livros, as crianças fazem contato com novas situações, novos lugares e, consequentemente, com palavras que vão além daquelas que a família usa, em seu dia a dia.

Além disso, acompanhar uma narrativa, seja ouvindo ou lendo a história, desenvolve a capacidade de interpretação do texto, tornando a criança capaz de compreender os personagens e os acontecimentos.

Infelizmente, sabe-se que a média de leitura do brasileiro é de cinco livros por ano. Sendo assim, o hábito de leitura no país ainda é baixo. Por isso, é de extrema importância trabalhar essa competência em casa e nas escolas.

Cultivar o hábito da leitura e desenvolver uma relação positiva com os livros, desde cedo, é muito importante. Quem não gosta de ler por causa de dificuldades de interpretação ou porque foi pouco estimulado pode enfrentar obstáculos para estudar temas novos, terá pouca autonomia para aprender sozinho e até mesmo desenvolver-se profissionalmente.

Tudo isso pode mudar através da forma como nos relacionamos com a leitura na infância. Confira, a seguir, algumas dicas que a Xalingo separou para proporcionar boas experiências de leitura aos seus alunos, garantindo que eles se interessem pelo mundo dos livros logo cedo.

Antes de mais nada, é preciso registrar que projetos de leitura bem estruturados são muito bem-vindos, pois opapel do docente é de grande importância para melhorar o cenário de leitura no Brasil.

De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, 33% dos brasileiros tiveram alguém que os influenciasse e os incentivasse a ler. E dentre essas pessoas surge a figura do professor.

Então, para estimular esse hábito em seus alunos, crie um projeto de leitura capaz de engajar os estudantes. Esse projeto deve ter:

1.      Benefícios da leitura

O primeiro passo desse projeto deve ser mostrar e reiterar a importância da leitura no dia a dia dos alunos. Além de melhorar as habilidades de interpretação de texto, ler com frequência também enriquece o vocabulário, aumenta os conhecimentos adquiridos e desenvolve a capacidade de argumentação do estudante.

2.      Metas de leitura semanais

Crie metas semanais ou quinzenais de leitura para promover aos poucos a discussão do livro sugerido. Crie um cronograma com seus alunos e nessas discussões mostre a importância desse hábito.

3.      Atividades diferenciadas

A partir das metas semanais de leitura, promova diferentes atividades para serem realizadas a cada semana ou quinzena. Ofereça variedade e não realize somente debates. Alguns formatos que podem ajudar a engajar seus alunos são: quizzes, filmes, videoaulas, teatros, desenhos etc.

Tente adequar esses formatos à realidade, ao perfil e ao segmento de cada turma. Assim, a dinâmica do projeto de leitura será muito mais interativa e proveitosa para todos.

4.      Projeto interdisciplinar

É cada vez mais viável trazer a interdisciplinaridade para a rotina escolar. E com um projeto de leitura não é diferente. É preciso introduzir outras disciplinas no projeto de leitura.

Na área de linguagens, por exemplo, trabalhar obras literárias é muito fácil. Mas existem vários livros que possuem temáticas que podem ser facilmente integrados a outros componentes curriculares.

Um exemplo é o livro “Eu Sou Malala”. Além de trabalhá-lo na disciplina de Língua Portuguesa, você pode discuti-lo junto ao professor de Geografia, em uma perspectiva geopolítica. O que achou? É possível trabalhar dessa forma, aliando várias disciplinas? Conte para gente!

5.      Visitas à biblioteca

Seus alunos têm o costume de ir à biblioteca? É provável que muitos deles conheçam esse espaço na escola, mas será que conhecem a Biblioteca Pública de sua cidade?

Esse pode ser um passeio cultural interessante e, normalmente, esses espaços têm atividades especiais ou algum tipo de clube de leitura.

Trata-se de uma oportunidade de tirar seus alunos um pouco da escola, dinamizar a aula e também de incentivá-los a ler mais.

6.     Feira do Livro

As Feiras do Livro são excelentes oportunidades para despertar o interesse de seus alunos para o universo dos livros. Podem acontecer nas escolas e em espaços públicos das cidades. Além de vender livros, em alguns casos, oferecem uma programação de atividades e discussões literárias.

Quando uma Feira do Livro acontecer em sua escola ou cidade, leve os seus alunos ao evento. Eles irão gostar, com certeza!

Vale a pena lembrar que é importante que a escola defina, já no início do ano, em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), quais serão os livros literários trabalhados, em cada série, durante o ano.  No entanto, além da lista definida no projeto pedagógico, é uma boa ideia – visando estimular leituras extras em casa – solicitar aos alunos a criação de seu próprio projeto de leitura.

Nele, os estudantes podem dar dicas de livros que gostam de ler em seu tempo livre. Isso pode ser no formato de um vídeo ou de um post em blog da turma. Aliás, os alunos devem decidir a melhor forma de apresentar as suas indicações. O importante é o compartilhamento de suas experiências e o incentivo ao hábito de leitura.

Enfim, tudo é válido para criar o hábito de leitura nas crianças, pois a leitura promove a empatia e a vontade de aprender, além de incentivar a imaginação e a criatividade. Cada livro é um novo mundo a ser explorado.

As histórias são uma das formas mais poderosas de enxergarmos as coisas de uma perspectiva diferente. Ao se colocar no lugar de um personagem e viver suas experiências através da leitura, a criança desenvolve a empatia e também a noção de que ela não é o centro do mundo. Ou seja, ela entende outras realidades e se preocupa com o sentimento das outras pessoas. Isso ajuda os pequenos a compreenderem suas próprias emoções também.

Além disso, na infância, ainda estamos conhecendo o mundo – entrando em contato com diferentes realidades (e fantasias) – e a leitura estimula ainda mais a curiosidade natural das crianças e a sede por aprender continuamente.

Fontes:

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