Blog :: Xalingo

Como preparar aulas atrativas na educação infantil?

A educação infantil é o início, a porta de entrada, de nossa vida escolar. Por isso, é preciso muita dedicação e planejamento para tornar as aulas atrativas e o aprendizado mais divertido.

Trata-se do primeiro contato das crianças com a escola e é necessário muito cuidado na elaboração das atividades. Essas devem ser lúdicas e, ao mesmo tempo, coerentes com a proposta pedagógica.

Planejar aulas que entreguem o conteúdo necessário e que sejam prazerosas para os alunos é um verdadeiro desafio e uma iniciativa muito bem-vinda entre os educadores. Afinal, crianças empolgadas e envolvidas na aula aprendem muito mais.

Para quebrar algumas barreiras que o ensino tradicional traz, é preciso inovar. Por isso, a Xalingo separou alguns critérios básicos para levar em conta na hora de preparar as aulas para as crianças.

Conheça e estude seus alunos

Todo professor deve conhecer as dificuldades e habilidades de seus alunos. Cada perfil de criança possui um jeito de aprender, levar isso em conta é fundamental para pensar nas técnicas de ensino. Aulas mais voltadas ao perfil da turma tendem a ser mais engajadoras.

Utilizar a tecnologia a seu favor

Não tenha medo de usar tecnologia. A geração atual nasceu na era digital e possui uma facilidade absurda com ferramentas tecnológicas. Então esses recursos multimídia, quando direcionados para a educação, aceleram o processo de aprendizagem. Se necessário, comece pelo básico fazendo uso de jogos educativos relacionados ao tema da aula. As crianças de até 6 anos — que formam o público da educação infantil —, estão muito familiarizadas com a tecnologia. Por isso, você sempre poderá complementar abordagens tradicionais com a introdução de outros elementos mais dinâmicos, como aplicativos, softwares, músicas, animações, além dos jogos interativos e filmes.

Invista na curiosidade

Faça perguntas e dê exemplos para dar chance dos alunos falarem sobre o assunto também. Tente inserir o conteúdo no mundo deles, fazendo relações com a rotina da família e outras situações do cotidiano.

Construa uma relação de confiança e respeito

Seja bem próximo das crianças, torne-se um amigo sem perder a autoridade. Isso influenciará positivamente o processo de ensino-aprendizagem. Apesar de bem pequenos, os alunos da educação infantil já conseguem assimilar noções de disciplina. Por isso, zele pela manutenção da ordem em sala de aula e promova atividades em que os bons exemplos nesse sentido sejam recompensados. Você poderá incluir leituras de fábulas e outros materiais mais lúdicos que abordem conceitos de disciplina. Entretanto, para além dessas estratégias em sala de aula é preciso o diálogo constante com os pais, para que casa e escola tenham os mesmos direcionamentos disciplinares. Uma boa relação entre professor, pais e alunos é fundamental para que as crianças se sintam à vontade na sala de aula.

Desafie seus alunos

Não subestime seus alunos e sempre mostre que eles podem mais. Tarefas simples não despertam vontade de aprender, então os desafie com tarefas mais difíceis, demonstrando que eles são capazes de solucionar. Além disso, crie aulas divertidas em que a criatividade seja estimulada, pois essas experiências no ambiente escolar são muito agradáveis. Procure introduzir atividades em grupo e jogos lúdicos que explorem conceitos matemáticos, geográficos e de linguagem. Você poderá ainda projetar murais com desenhos dos alunos sobre o que eles aprenderam na sala de aula. O mesmo pode ser feito com massinha de modelar ou outros recursos artísticos, para que eles possam exercitar constantemente sua criatividade e expressividade.

Utilize todo o espaço escolar

Variar o ambiente pode, literalmente, trazer novos ares para sua aula. Por isso, busque redimensionar a sala de aula, expandindo as fronteiras do aprendizado. Você poderá, inclusive, utilizar os diversos espaços da escola como ambientação para os temas abordados nas aulas. Por exemplo, atividades com contação de histórias ou cantigas de roda podem ser realizadas à sombra de uma árvore, no pátio da escola. As crianças vão adorar.

Explore a cultura popular em suas aulas

As cantigas de roda são excelentes recursos para enriquecer a bagagem cultural das crianças. E se você toca algum instrumento, poderá animar ainda mais a cantoria. Além disso, essas atividades estimulam a audição e a noção rítmica nos pequenos. Se você introduzir elementos do folclore, literatura de cordel e outras histórias em versos, terá grande interação por parte das crianças.

Por fim, sempre considere a possibilidade de uma mudança de planos em seu planejamento. Isso pode ocorrer por diversas razões, incluindo problemas técnicos com algum aparelho que seria utilizado na aula, como um arquivo que você precisava e não abriu no computador da sala.

Outro aspecto também a ser levado em conta é a eficácia da aula planejada com cada turma em especial (por isso o primeiro item é tão importante: “Conheça e estude seus alunos”). Quem dá aula sabe que algumas atividades que são realizadas com sucesso em algumas turmas podem se tornar um enorme fracasso em outras.

Por essas razões, é imprescindível ter uma carta na manga ou um plano B para contornar as possíveis eventualidades.

Gostou das dicas sobre como criar uma aula atrativa para seus alunos da educação infantil? Se achou todas ou algumas muito viáveis, compartilhe com os seus colegas.

Fontes:

blog.qmagico.com.br/educacao/veja-como-proporcionar-aos-alunos-prazer-e-motivacao-para-estudar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *