Blog :: Xalingo

Cuidados com a saúde bucal das crianças

O hábito de cuidar da saúde dos dentes e da boca deve ser ensinado para a criança desde cedo. Assim, ela já cresce com a compreensão de que esses são cuidados fundamentais para o seu bem-estar.

Até mesmo os pais que sabem o quanto a saúde bucal infantil é importante apresentam dúvidas sobre quais cuidados são os mais apropriados.

Sendo assim, a seguir, vamos destacar os hábitos mais importantes e fáceis de serem colocados em prática.

Cada fase exige um cuidado específico

Nos seis primeiros meses de vida, os dentes de uma criança começam a nascer. Nessa fase, a criança produz mais baba, o que pode gerar irritação da pele na área ao redor da boca. Assim, é importante prestar atenção para manter o bebê seco. 

É importante lembrar que o nascimento dos primeiros dentes pode ser desconfortável para o bebê. Para aliviar a coceira e a dor, vale recorrer aos mordedores gelados ou com texturas.

Esse processo acompanha a criança até os três anos de idade, quando ela já apresentará uma dentição completa. Mas os cuidados com a saúde bucal infantil devem ser iniciados já com o surgimento dos primeiros dentes.

Na fase inicial da dentição, a higienização deve ser feita pelos pais, com o auxílio de uma dedeira de silicone ou de uma escova de dentes infantil, com cerdas muito macias. Basta usar uma pasta de dentes específica para crianças e fazer a limpeza através de movimentos suaves, simulando uma massagem leve nas gengivas.

Depois dos dois anos de idade, é importante que a criança passe a usar o creme dental com flúor para evitar as cáries. Nessa idade, também é recomendável estimular a criança a escovar os seus dentes sozinha. Mas precisará de supervisão até os pais garantirem que ela está fazendo o processo de forma correta.

Vale a pena incentivá-la com músicas, brincadeiras ou jogos de imitação e é fundamental ensinar que a higienização dental, assim como o cuidado com a saúde bucal, não se resume à escovação.


Por isso, a partir da idade correta, é importante explicar a importância do fio dental na rotina de higiene. O uso apropriado, sem agredir as gengivas, deve ser bem orientado.

A primeira visita ao dentista

Muitas crianças podem sentir medo de dentista, se a primeira visita não resultar em experiência positiva – o que prejudicaria futuros tratamentos. Por isso, a primeira visita ao consultório dentário deve ser um momento muito especial na jornada de manutenção da saúde bucal.

O ideal é acostumar a criança a ir ao consultório dentário regularmente e desde cedo, a partir de um ano de idade. É interessante estabelecer uma rotina de pelo menos uma visita por semestre.

Precisamos finalizar esse texto, registrando que tão importante quanto conscientizar a criança sobre o processo adequado de higienização é mostrar que o consumo de alimentos açucarados, sem moderação, é nocivo à sua saúde bucal. As crianças devem saber que o doce pode facilitar a proliferação de bactérias e cáries. Devem saber que precisam evitar exageros.

E aí, pais? Vamos cuidar direitinho da saúde bucal de nossas crianças? Agora, vocês já estão bem orientados e preparados para cuidar bem dos dentinhos de seus filhos.



Fonte:
https://www.primavida.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-saude-bucal-infantil/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *