Blog :: Xalingo

Prós e contras do uso da chupeta

Imagine a seguinte cena: o bebê começa a chorar, os pais tentam acalmá-lo, a mãe oferece o peito, mas nada disso faz o pequeno parar de chorar, até o momento que lhe oferecem uma chupeta e ele, finalmente, se acalma.

Para muitos pais, esse é o recurso mais utilizado para fazer o bebê parar de chorar. Mas também há pais que são categóricos sobre oferecer a chupeta por qualquer motivo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, é preciso pesar os prós e contras de oferecer ou não a chupeta à criança.

Prós e contras da chupeta

Como o uso da chupeta divide muitas opiniões, tantos dos pais quanto de especialistas, separamos algumas dicas importantes, entre prós e contras, para que você tome uma decisão consciente.

3 prós do uso da chupeta

1- Para muitos especialistas, ela pode ser um recurso contra a Síndrome da Morte Súbita da Infância, já que sugar a chupeta enquanto dorme poderia prevenir o problema.

2- A chupeta acalma, sendo uma grande aliada dos pais que têm bebês agitados ou que não conseguem adormecer mesmo depois de mamar. Mas o recomendado é que os pais usem desse artifício com cuidado e somente quando a criança realmente precisa.

3- Quando a criança tem uma necessidade de sucção não nutritiva, ou seja, mesmo depois da mamada, ela continua com a necessidade de sugar. Mas mesmo nesses casos, a chupeta pode ser indicada com muita moderação e sempre após a alimentação, nunca como substituição. 

3 contras do uso da chupeta

1- Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, crianças que usam chupeta mamam por menos tempo, prejudicando a alimentação. Isso pode acontecer porque a sucção do peito é diferente da chupeta. Para mamar no peito, o bebê usa músculos diferentes daqueles necessários para sugar a chupeta e isso pode deixá-lo confuso.

2- Chupetas usadas o tempo todo, a longo prazo, podem desencadear uma série de problemas ortodônticos, como alterações das cavidades orais e de dentição, com o desalinhamento dos dentes, podendo levar também a problemas na mastigação.

3- Estudos apontam que a otite (dor de ouvido) é mais comum em crianças que usam chupeta.

Diante desses fatos, a chupeta, do ponto de vista emocional, é um objeto valioso, desde que seja usada com moderação, tendo o momento para ser usada e o momento para ser retirada.

O ideal é sempre consultar o pediatra para saber quais processos são mais indicados no caso do seu bebê.

Fonte: https://ninguemcrescesozinho.com.br/2016/11/07/chupeta-mocinha-ou-vila/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *