Blog :: Xalingo

Sempre que presentear um filho devo também presentear o outro?

Em épocas festivas, como o Natal, muitos pais ficam apreensivos com a pressão de ter que dar aos filhos presentes iguais ou do mesmo nível.

Geralmente essa ansiedade ocorre porque os pequenos costumam sentir ciúmes dos presentes que os irmãos mais velhos ganham, querendo o mesmo ou algo semelhante.

Mas, calma! Baseado nas premissas da psicologia infantil, não é preciso sentir culpa por diferenciar os presentes dos seus filhos. Na realidade, esse momento é uma oportunidade de mostrar às crianças que, na vida, nem sempre ganhamos tudo o que queremos.

Essa culpa dos adultos costuma acontecer porque grande parte das pessoas associam o ato de dar e receber coisas materiais como uma expressão de amor. E é fato que nenhum pai ou mãe quer que seus filhos pensem que amam mais um do que o outro. Por isso, ocorre a frustração.

Mas o que esquecemos é que os pequenos não pensam como os adultos. Ou seja, um piquenique em família, por exemplo, pode ser uma compensação para todos e uma lembrança feliz que os filhos guardarão.

Dialogar com os pequenos é essencial

Como dito acima, geralmente essa situação afeta o filho mais novo. A criança pequena ainda não tem um raciocínio lógico totalmente desenvolvido e, então, reage na base da emoção.

Ela pode confundir a atitude dos pais com falta de afeto por parte deles, acreditando que, por ser mais novo, não é tão importante na família como o mais velho.

Mas até nos momentos de conflito emocional, os pais podem ensinar coisas valiosas por meio do diálogo. Por exemplo, esses momentos são oportunidades para que os adultos expliquem que existem momentos e necessidades diferentes a cada membro da família. E que nem sempre as condições financeiras são iguais em todos os períodos da vida.

Mesmo sendo irmãos, é essencial que eles entendam que são pessoas diferentes com desejos e necessidades específicas.

Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2017/12/02/ao-dar-algo-para-um-filho-tem-que-dar-para-o-outro-especialistas-comentam.htm

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *