Blog :: Xalingo

Gritar com seus filhos pode ser muito prejudicial

Com a correria do dia a dia, muitas vezes os adultos podem ficar sobrecarregados, e acabam não sabendo se comunicar com os pequenos de uma forma saudável.

Falar de forma muito rígida ou até mesmo gritar são formas de comunicação agressivas para as crianças e, pela falta de entendimento, esse comportamento pode afetá-las de modo intensamente negativo.

Estudos afirmam que gritar com os pequenos causa inúmeros danos ao cérebro infantil. Desde medo à insegurança, problemas nos relacionamentos, dificuldade em expressar suas opiniões e emoções, baixa autoestima e sentimento de inferioridade.

Ao contrário do que muitos pensam, gritar não traz autoridade. Em vez disso, esse comportamento acaba se refletindo em traumas e submissão dos pequenos, além de gerar um ambiente intenso de conflitos, principalmente, se os pais gritam entre si.

Por isso, é válido refletirmos sobre essa questão: “como você se comunica com as outras pessoas? Você grita com seus amigos ou somente com seus filhos para demonstrar “autoridade e poder?”

E o principal: como você pode mudar essa forma de comunicação com o seu pequeno? Para te ajudar nesse desafio, seguem abaixo quatro dicas para evitar essa conduta:

4 dicas para uma comunicação leve e saudável entre pais e crianças

1. Tente manter o controle – gritar é perder a razão e a capacidade de disciplinar a criança pelo exemplo.

2. Evite momentos estressantes – busque tratar as questões com leveza e tranquilidade. Demonstre amorosidade. Mesmo quando a criança erra e adota um comportamento inadequado, tenha consciência de que ela não faz isso por maldade.

3. Acalme-se antes de agir – pare, observe e reflita sobre a situação, antes de falar qualquer outra coisa ou sair gritando. Se necessário, afaste-se um pouco do “olho do furacão”, a fim de não entrar na sintonia do turbilhão de emoções e se perder.

4. Não se culpe: se gritar, não se cobre tanto, afinal, somos humanos. Porém, não banalize o grito. Peça desculpas ao pequeno, e explique que a atitude descontrolada não é o jeito certo de resolver as coisas.

Fonte: https://www.aabb-rio.com.br/revista/534/voce-sabia-que-gritar-com-seus-filhos-pode-ser-muito-prejudicial

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *