Blog :: Xalingo

Acreditar no Papai Noel faz bem para os pequenos?

A capacidade imaginativa e criativa geralmente é uma característica marcante das crianças, e uma qualidade positiva que os acompanham até na vida adulta.

Fadas, dragões, lendas e personagens míticos, especialmente o Papai Noel, envolvem os pequenos.

Hoje, o Papai Noel que conhecemos é retratado na figura do bom velhinho que veste trajes vermelhos e entrega presentes para crianças do mundo inteiro na noite de Natal.

Mas, sob a perspectiva psicológica, será que estimular as crianças a acreditar em Papai Noel faz bem? Muitos pais se questionam se devem ou não incentivar a crença no bom velhinho. Outros têm imensa dificuldade de contar a verdade.

De fato, uma decisão difícil, mas, nesta questão, como em quase tudo na vida, existem os prós e os contras de tornar a lenda presente na vida das crianças. Vamos conhecer alguns deles?

3 Prós em acreditar em Papai Noel

1- Promove o sentimento de união e fraternidade: se Noel é chamado de “papai”, então entende-se que todos nós somos irmãos, não é mesmo? Essa ideia promove o sentimento de união entre as crianças do mundo todo que, como iguais, receberão os presentes do Papai Noel.

2- Incentiva a doação ao próximo: o significado do Papai Noel está muito atrelado aos presentes. O Natal evoca valores como amor ao próximo e gratidão, portanto, se os pais fortalecerem esses ideais, o simbolismo que o Papai Noel traz pode ser atrelado à doação aos outros, seja com presentes materiais ou com gestos de caridade.

3- Ajuda a construir a paciência: se você já acreditou em Papai Noel um dia, sabe que o bom velhinho só chega à meia-noite. É preciso esperar e ir dormir, pacientemente, para receber os presentes no dia 25 de dezembro. A tradição ajuda a criar consciência de que as vontades da criança têm limite e tempo para acontecerem e que nada é ditado no horário que elas querem.

3 Contras em achar que Papai Noel é de verdade

1- Deturpa a noção sobre questões financeiras: sabemos que a situação econômica de cada família difere e que uma pode ter condições de presentear os filhos com objetos caros, enquanto outras, não. Por isso é essencial estabelecer limites e deixar claro que os presentes serão conforme a renda da família, assim, a frustração fica menor.

2- Ensina que os adultos mentem: seja da maneira que for, um dia a criança descobrirá que Papai Noel não existe. Essa revelação pode engatilhar diversos sentimentos e questionamentos, e um deles é acerca dos motivos pelos quais os pais esconderam a verdade por anos. Essa consciência de que os adultos podem mentir gera muitas problemáticas.

3- Prejudica os valores e significado do Natal: ganhar presentes é muito bom, mas se a família não fortalecer o sentimento de amor, doação e gratidão que o Natal promove, a criança pode atrelar a data somente aos ganhos materiais.

Independente da sua decisão de contar ou não, o Papai Noel deve sempre representar felicidade e leveza para adultos e crianças na época do Natal. Concordam?

Fonte: https://www.telavita.com.br/blog/acreditar-no-papai-noel/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *