Blog :: Xalingo

Importância de escutar as crianças

A cada geração que passa, a relação das pessoas com o tempo se torna mais curta.  É muito trabalho para pouco tempo, e é pouco tempo para tarefas que envolvem escutar o outro com afeto, principalmente quando esse outro é uma criança.

Os adultos tendem a correr contra as horas no dia a dia e a ignorar, muitas vezes, as subjetividades e as opiniões dos pequenos, justamente por serem “pequenos”.

Quem nunca viu a cena de um pai ou uma mãe colocando um desenho no celular, ou na TV para fazer com que a criança fique quieta. Assim, sobra mais tempo para os adultos fazerem coisas de adultos, enquanto as crianças permanecem passivas entre seus próprios pensamentos.

A atenção como estímulo para o desenvolvimento infantil

A primeira coisa que precisa ser entendida é que as crianças são atores sociais, protagonistas e autoras das suas próprias vidas, bem como os adultos.

Oferecer atenção aos pequenos é um estímulo que os ajuda a desenvolver sua criatividade e seus canais expressivos.

Para alguns, esses canais podem ser a expressão corporal, como o gesto e o movimento; para outros é a diversidade de expressões plásticas, a expressão musical, a palavra oral ou a escrita, entre outros.

Sabendo disso, notamos a importância da atenção no desenvolvimento e no estímulo da imaginação e criatividade. Atenção para as crianças é, além de benéfico para a expressão, um sinal de afeto e amor.

Como a falta de atenção prejudica o desenvolvimento dos pequenos

Ao contrário desses resultados positivos advindos da atenção e respeito dado aos pequenos, há, também, os malefícios que surgem em uma criação desprovida de atenção e empatia.

Falta de estímulo, estagnação no desenvolvimento cognitivo e carência afetiva são alguns dos problemas que surgem na vida das crianças.

Por isso, é essencial que os adultos desenvolvam a empatia suficiente para se colocar em seu lugar, entendendo que cada uma tem uma personalidade, uma bagagem e níveis de desenvolvimento diferentes.

O essencial é sempre ouvir com atenção o que elas têm a dizer e a mostrar, dessa forma, as crianças se sentem amadas e estimuladas a serem o que são e a desenvolverem as expressões pelas quais possuem afinidade.

Fonte: https://labedu.org.br/escutar-criancas-afeto-desenvolvimento-adultos/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *