Blog :: Xalingo

Bruxismo em crianças: causas, sinais e tratamentos

O bruxismo infantil é um distúrbio que faz as crianças rangerem e apertarem os dentes involuntariamente, podendo ocorrer à noite, durante o sono, ou ao longo do dia.

Até os 6 anos esses movimentos são considerados comuns nas crianças, visto que a arcada dentária infantil ainda está se desenvolvendo.

Porém, se após essa idade o problema continuar, é essencial buscar a ajuda de um odontopediatra para avaliar o quadro.

Caso não seja tratado corretamente, o problema pode acarretar consequências aos dentes, como fraturas, desgastes, sensibilidade, além de reduzir a qualidade de vida e do sono da criança.

Causas do bruxismo infantil

O bruxismo na infância pode surgir por diversos motivos, sendo os principais:

  • Problemas na mordida;
  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Rinite alérgica;
  • Asma;
  • Hiperatividade;
  • Déficit de atenção.

Quando motivado por sintomas emocionais, algumas situações bastante comuns podem ser consideradas gatilhos para o surgimento do bruxismo infantil, a exemplo de: separação dos pais; rotina atarefada na escola; morte de algum parente, etc.

Sinais do bruxismo infantil

Antes de procurar ajuda de um especialista, uma boa dica para identificar sinais de bruxismo nos pequenos é observá-los enquanto dorme.

Permaneça próximo da cama e observe se a criança possui um sono tranquilo ou se faz barulhos com os dentes ao longo do sono.

Alguns sintomas também auxiliam na identificação precoce do distúrbio como, por exemplo:

– Desgaste dental anormal;

– Estalos ou dor na ATM;

– “Abraçar” os dentes com a língua;

– Mordiscar as bochechas.

O bruxismo infantil tem cura?

Procurar um especialista é essencial para um diagnóstico e tratamento correto. As  opções de tratamento, neste caso, dependem das causas do bruxismo.

Se a motivação for emocional, por exemplo, a criança precisará de uma equipe multidisciplinar, que envolve dentista, médico e psicólogo.

Quando as causas do bruxismo infantil estão relacionadas a problemas de saúde, a criança deve ter acompanhamento médico.

Uso de placa de mordida

Para evitar o desgaste dentário, o dentista poderá confeccionar uma placa de mordida para o pequeno usar durante a noite.

Fonte: https://curtindocomcriancas.blog.br/bruxismo-em-criancas-vamos-falar-sobre-isso/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *