Blog :: Xalingo

Cinco benefícios da relação entre pets e crianças

Os pets são, de fato, os melhores amigos do homem, principalmente das crianças. A interação entre os pequenos e os pets trazem diversos benefícios, afinal ter uma companhia para correr, pular e brincar são fatores essenciais para o desenvolvimento socioemocional das crianças.

Inclusive, diversas pesquisas já mostraram os benefícios dessa relação. Um deles foi o estudo divulgado no periódico médico JAMA Pediatrics, o qual concluiu que os pequenos que interagiram com um cachorrinho no primeiro ano de vida tiveram uma diminuição de 13% na chance de desenvolver asma.

Além dessa vantagem, há diversas outras que vão te fazer mudar de ideia no momento em que o seu pequeno pedir um cachorrinho ou um gatinho. Vamos saber quais são?

1-  Responsabilidades: cuidando de um pet, os pequenos aprendem que um animal precisa de cuidados para viver bem. Fazendo isso, as crianças desenvolvem, na prática, a empatia e a lealdade, estimulando o senso de respeito e responsabilidade.

2-  Lidar com frustrações e perdas: já na infância, a criança experimenta sentimentos de frustração e perda. Conviver com um pet ensina isso de forma natural, já que o bichinho pode ficar doente ou falecer nesse período.

3-  Saúde: uma pesquisa da Universidade de Nebraska, EUA, concluiu que ocorre diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e estresse comportamental na saúde das crianças que convivem com pets.

4-  Atividade física: ter um animal de estimação pode reduzir as chances de uma criança se tornar sedentária, pois nessa interação eles costumam brincar e correr juntos, ambos com muita energia.

5-  Limites e regras: no convívio com um pet, os pais precisam ensinar que deve haver limites entre essa amizade. Isso faz com que a criança respeite o espaço do animal, além de estimular o seu aprendizado sobre limites em outros segmentos de sua vida, como higiene, educação, saúde, etc.

Fonte: https://curtindocomcriancas.blog.br/cinco-principais-beneficios-da-relacao-entre-pets-e-criancas/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *