Blog :: Xalingo

Existe idade para aprender um novo idioma?

Muitos dizem que as crianças não aprendem novas línguas, elas as adquirem, tamanha a facilidade que é o aprendizado de um novo idioma na infância. Situação diferente de aprender uma nova língua quando já se é adulto.

“Mas um adulto consegue aprender outro idioma”, você pode estar pensando. E a resposta para isso é: claro! Mas a facilidade e a naturalidade com que as crianças tornam-se fluentes em outras línguas não são uma coincidência.

Há, de fato, explicações biológicas e sociais para tal feito. Vamos saber os motivos?

Saiba porque as crianças aprendem novos idiomas com mais facilidade

Um dos motivos que tornam o aprendizado de novos idiomas mais natural para as crianças é que há, na infância, uma maior interação entre os dois hemisférios do cérebro: o esquerdo, que desenvolve a parte lógica, e o direito, que está relacionado ao aprendizado.

Além disso, os órgãos ligados à habilidade linguística são o aparelho auditivo, o cérebro e o aparelho articulatório. O adulto unilíngue desenvolve uma matriz fonológica mais limitada para reproduzir apenas os fonemas de um idioma. Já as crianças, por ainda não possuírem um sistema tão desenvolvido, estão mais receptíveis a novos estímulos linguísticos.

A exposição de uma criança a novos sons facilita o aprendizado a médio e longo prazo, pois a língua serve como estímulo ao seu desenvolvimento cognitivo, além de ser um excelente contato com novas realidades, culturas e estilos de vida.

Qual a melhor idade para se aprender uma nova língua?

Não existe, de fato, uma idade mínima para poder aprender uma nova língua. O consenso é: quanto mais novo, mais fácil torna-se adquirir fluência em um novo idioma.

E vale lembrar que os estímulos que facilitam esse aprendizado não precisam acontecer apenas em ambiente escolar.

Antes de aprenderem na escola, os pequenos podem ser expostos a músicas, livros e jogos. Essas são formas de incentivar a criança a criar interesse e habilidade por outro idioma!

Fonte: https://curtindocomcriancas.blog.br/qual-melhor-idade-para-aprender-um-novo-idioma/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *