Blog :: Xalingo

Como lidar com as brigas entre crianças?

Muito comum na infância, briga também quer dizer muitas coisas. Seja bagunça, agitação, e até desordem e alvoroço. Na prática, isso significa que as crianças ainda não possuem a maturidade suficiente para controlar as próprias emoções. Para ajudar você nesse assunto, o artigo a seguir abordará como lidar com as brigas entre crianças.

Qual a importância dos desentendimentos?

Em primeiro lugar, esses momentos são uma oportunidade para que você, pai ou educador, ensine que elas são diferentes umas das outras. Aliás, neste ponto é preciso destacar que todos nós temos nossos próprios sentimentos, pensamentos, desejos e vontades. Sendo assim, eles não estão sempre de acordo com os dos outros.

Por que as crianças brigam?

Como você já deve saber, os motivos de brigas entre crianças são os mais variados. Em geral, esses conflitos têm relação com:

  • Fome;
  • Sono;
  • Variações de humor;
  • Cansaço.

No entanto, a motivação pode ser mais profunda. Isso porque crianças podem simplesmente se defenderem fazendo contra-ataque, mesmo que a má intenção da outra parte não exista. Em geral, as brigas entre crianças surgem através da discórdia, da expressão dos sentimentos e, principalmente, do que as está incomodando.

O que fazer quando crianças brigam?

Antes de mais nada, esses conflitos são normais em qualquer faixa etária. Além do mais, são úteis para que elas aprendam a moldar suas emoções. Por isso que pais e professores precisam auxiliar seus filhos a expressarem sentimentos. Uma forma de fazer isso pode ser as intervenções para lidar com as brigas entre crianças.

Ou seja, é necessário que cada criança aprenda que conflitos não são construtivos. Enfim, outro tipo de intervenção depende da gravidade das brigas. Em caso de agressões físicas graves, indicamos separá-las, aguardar que se acalmem e conversem sobre o que causou tamanho estresse emocional.

Brigas entre crianças: aprenda a identificar os gatilhos

Com certeza, a melhor forma para você evitar brigas entre crianças é a prevenção. Para isso, indicamos a observação e a identificação de gatilhos que alteram o comportamento. Como simples exemplo, se seu filho pode ser agressivo ao ficar com fome, esteja sempre atento às horas antes de uma refeição.

Fonte: https://marianalacerda.com.br/como-lidar-com-brigas-entre-criancas-e-educar-com-respeito/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus familiares e amigos! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *