Blog :: Xalingo

Como impor limites entre pais e filhos?

Impor limites aos filhos é uma tarefa complexa. Apesar de a noção de respeito ser essencial para o desenvolvimento do seu filho, é fundamental que você saiba equilibrar carinho e rigidez durante essas relações.

Em outras palavras, é preciso saber impor limites entre pais e filhos sem perder o respeito e não demonstrar autoritarismo. Assim, a relação entre você e seu filho passa a ser ainda mais saudável e respeitosa. Confira a seguir um artigo para você proceder de forma segura e amistosa.

Impondo limites e regras entre pais e filhos

São atitudes que requerem conhecimento e aquela dose eterna de paciência, mas é possível! Pensando nisso, selecionamos alguns passos simples para impor limites entre pais e filhos.

Imponha-se ao falar

Em primeiro lugar, é importante que você saiba usar o tom de voz adequado. Ou seja, evite falas carregadas de exaltação e agressividade. Nesse sentido, indicamos que sua abordagem seja firme e clara. Assim, seu filho passa a compreender sozinho a real necessidade de sua mudança.

Jamais questione a autoridade do seu parceiro

Neste ponto, a autoridade de ambos os pais deve prevalecer de forma harmônica no imaginário do seu filho. Em geral, conflitos e problemas familiares numa discussão podem gerar confusão no pequeno.

Principalmente se há questionamentos ou diminuição da autoridade de um dos pais. Na prática, essas situações são bem negativas, visto que crianças tendem a desconsiderar essa autoridade.

Evite as punições

Apesar de alguns efeitos positivos ao impor limites entre pais e filhos, em muitos casos essa prática traz revolta e ressentimento à criança. Ou seja, ela pode não amadurecer a ideia de que precisa agir de certa maneira simplesmente por ser o certo, mas sim para evitar futuras punições.

Não ameace

Assim como destacamos a fala agressiva, impor ameaças pode ser muito negativo para o desenvolvimento infantil. Aliás, a presença do medo pode criar ressentimentos e traumas, prejudicando a boa relação entre pais e filhos.

Jamais suborne

Esqueça a técnica de conseguir algo de seu filho oferecendo recompensas por bom comportamento. Isso porque a conduta pode trazer resultados temporários, mas acaba por condicionar seu filho à ideia de que bom comportamento gera recompensas.

Neste caso, recomendamos que você promova a noção de certo e errado. Para isso, procure demonstrar aprovação perante bom comportamento. Como exemplo, basta um simples sorriso de aprovação frente atitudes corretas para consolidar tal aprendizado.

Venha conhecer outros artigos sobre as relações entre pais e filhos. Nosso blog tem mais informações para você!

Fonte: https://marianalacerda.com.br/construir-as-regras-com-as-criancas/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *