Blog :: Xalingo

Como lidar com as emoções dos filhos pequenos?

Tristeza, raiva, alegria, frustração… Quando uma criança começa a demonstrar emoções como estas, é natural que os pais passem a ficar preocupados. Afinal, como reagir e conduzir em tais momentos? Para abordar melhor o assunto, acompanhe conosco o artigo a seguir.

A importância das emoções no desenvolvimento infantil

Saber identificar sentimentos é algo complicado para os seres humanos. Isso porque, tão importante quanto a educação em demais formas de aprendizado, a educação emocional é essencial como parte da formação da criança.

Além do mais, é preciso entender que os pequenos ainda estão em pleno desenvolvimento. Ou seja, é preciso respeitar nossa natureza para que os filhos tenham mais conhecimento de si mesmos. Para isso, vários fatores precisam ser levados em consideração nesse caminho da maturidade emocional. Entre eles, fique atento a:

  • Tom de voz;
  • Reação frente a casos de descontrole;
  • Modo de cuidar da situação;
  • Como impor limites.

Esses e outros fatores fazem toda a diferença no desenvolvimento emocional de seu filho. Enfim, é preciso direcionar os filhos durante destemperos comportamentais. Além de um exercício, essa prática ajuda a fazer dos pequenos, adultos mais independentes e conscientes.

A responsabilidade nesse processo

Ao acolher seu filho e suas emoções, você o ajuda a lidar com as suas emoções. Além do mais, essa conexão pais e filhos ajudar o cérebro infantil a funcionar melhor, ficando num estado mais racional. Em outras palavras, lembre-se de que é você que precisa conduzir seu filho.

Como criar vínculos emocionais?

Desde pequenas, as crianças já são capazes de estabelecer vínculos afetivos e também de identificar novas reações e sentimentos. Como exemplo, elas notam quando os pais ficam tristes e aborrecidos e tendem a reproduzir tais reações.

Isso porque os pais são as primeiras referências para os filhos. Assim, anote algumas práticas que devem e podem ser feitas para ajudar você a construir e criar saúde e vínculos emocionais nos filhos:

  • Fale sobre os sentimentos;
  • Saiba como olhar;
  • Seja autêntico;
  • Incentive a independência.

Conclusão

Certamente, você pode ensinar seu filho a reconhecer suas emoções, bem como lidar com elas e aprender a achar soluções para ganhar autoconhecimento. Por fim, saiba que reprimir emoções pode fazer seu pequeno crescer de forma imatura e sem controle sobre elas.

Claro que vida de mãe e pai não é nada fácil, visto que não há um caminho certo para ser trilhado. No entanto, quando o assunto é educar, mesmo errando, vale a pena tentar!

Fonte: https://marianalacerda.com.br/filho-demonstrando-suas-emocoes/

Vamos conversar melhor sobre nossas crianças? Acesso nosso blog! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *