Blog :: Xalingo

O cantinho do pensamento realmente funciona?

O cantinho do pensamento é uma forma educativa ainda bastante utilizada para que as crianças reflitam sobre más atitudes. Mas será que realmente funciona?

Inicialmente, é uma boa ideia, uma vez que não condiciona a criança a nenhuma violência e ainda a leva a repensar suas atitudes erradas.

No entanto, é preciso avaliar questões mais complexas envolvendo isso. Em primeiro lugar, quando levamos uma criança ao cantinho do pensamento, esperamos que ela pense acerca do que poderia ter feito de diferente para não estar ali. Porém, a criança não só não possui maturidade ainda para esse tipo de reflexão como vai associar o isolamento como um castigo da qual precisa fugir.

Mas qual é a forma de trabalhar melhor essa estratégia educacional? Se perdemos tempo isolando a criança, não resta tempo para que possamos estabelecer um diálogo com ela, levando-a a refletir sobre suas próprias emoções e próprio comportamento. Essa forma de diálogo pode trazer resultados bem mais frutíferos do que o simples castigo, do qual a criança apenas sairá com raiva e frustrada.

Fonte: https://marianalacerda.com.br/cantinho-do-pensamento-funciona-ou-nao-quais-as-consequencias/

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *