Blog :: Xalingo

Saiba o motivo do fascínio das crianças por dinossauros

Seu filho é daquelas crianças que são simplesmente fascinadas por dinossauros? Então vamos te ajudar a entender essa paixão por esses animais pré-históricos.

Bastam surgir lançamentos de filmes e exposições sobre dinossauros para vermos muitas crianças (e também muitos adultos) interessados. E esse interesse, segundo o biólogo evolucionista, Ben Garrod, está muito ligado à curiosidade de todo o ser humano por vilões. E como os dinos eram os vilões da pré-história, isso fica se evidencia mais facilmente.

“A mistura de terror e excitação perto dos dinossauros”, também é um fator lembrado pela psicóloga infantil, Laverne Antrobus, que ainda completa que “embora você possa sentir medo diante deles, você sabe que eles não existem mais”.

As crianças e seu conhecimento sobre os dinossauros

Além dos nomes que soam complicados (como estegossauro e tricerátops, por exemplo), muitas crianças sabem ainda mais detalhes sobre os dinossauros, como seus hábitos alimentares e antenadas sobre descobertas de fósseis.

Os psicólogos chamam isso de interesse intenso de adquirir conhecimento em uma área específica. Essa obsessão por dinossauros, eles argumentam, pode ajudar a criança a desenvolver a capacidade de processar informações, a persistência e a autoconfiança.

Elas sabem tanto sobre eles — se são carnívoros ou herbívoros, por exemplo — que têm a sensação de estar em um “mundo adulto”, acrescenta a psicóloga. “Esses são os primeiros momentos em que as crianças sentem sua autoridade, e essa é uma sensação muito poderosa”.

A devoção por esses animais tende a se desenvolver entre os três e seis anos de idade — e logo depois desaparece. Segundo Antrobus, sempre que ela oferece uma caixa repleta de brinquedos a um grupo de crianças, os dinossauros são os que mais chamam a atenção.

“Não me surpreende que escolham os dinossauros. Eles são enormes, têm uma forma desajeitada… abrem as portas para falar sobre muitas emoções, algumas delas muito poderosas”.

Fofossauros

Se você identificou toda essa paixão descrita, também em seu filho, ele vai adorar conhecer os Fofossauros. Os dinossauros mais fofos da internet têm um canal no Youtube exclusivo para eles e uma linha de brinquedos, jogos e acessórios que você encontra na Loja Xalingo. Seu pequeno vai adorar!

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: BBC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *