Blog :: Xalingo

5 atividades divertidas que aumentam o nosso QI

Muitos dos hobbies que surgiram durante a pandemia têm capacidade além da diversão: também são responsáveis por aumentar o nosso QI. Confira 5 das atividades que ajudam na nossa inteligência.

Em uma pesquisa realizada por site que desenvolve projetos e tutorais de “faça você mesmo”, foram analisados mais de 4500 voluntários em julho de 2020: a eles foi solicitado a escolha de hobby para prática durante a pandemia, além da realização de teste de QI no site 123test.com, antes do começo do novo hobby.

Após seis meses de hobby, novos testes de QI foram realizados. E os resultados surpreenderam: aqueles que aprenderam um novo instrumento tiveram um aumento de 10 pontos no QI. Para Victor M. Fornari, psiquiatra do Hospital Zucker Hillside e do Centro Médico Infantil de Cohen, em Queens, Nova York, isso não é nenhuma surpresa: “Estudos demonstraram que aprender um instrumento musical  aumenta o volume da massa cinzenta em várias regiões do cérebro. Também fortalece as conexões de longo alcance entre eles”, explica. A área cinzenta, a qual ele se refere, ajuda o cérebro a processar e liberar novas informações e até mesmo ajuda a controlar os movimentos, memória e emoções. Pesquisas mostraram que pessoas com mais massa cinzenta tendem a ter QIs mais altos.

Mas se o seu filho não tem tanto interesse por música, saiba que existem outras atividades que auxiliam no aumento do QI: o tricô aumentou em 9 pontos, a leitura aumentou em 7 pontos, a prática de meditar aumentou em 6 e, não se surpreenda, os jogos online aumentaram em 5 pontos. Sinal de que você não precisa se sentir tão preocupada por seu filho estar jogando mais do que antes da pandemia.

E, por que afinal, certas atividades podem ter um efeito forte para aumentar o QI? “O cérebro é um órgão que é estimulado por atividades”, explica o Dr. Fornari. “Cada uma das atividades listadas acima estimula diferentes regiões do cérebro. Eles ajudam ele a se desenvolver e amadurecer. E tenha em mente que o cérebro continua a amadurecer até meados dos anos 20. É claro que escolher um ou dois novos hobbies pode aumentar o QI, mas os pais não devem se concentrar tanto nessa pontuação. Os testes de QI são um indicador da capacidade intelectual, e não geral”, acrescenta. Ou seja, ser inteligente é importante, mas tem outras coisas e e áreas do cérebro que merece a nossa atenção também.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, nos siga no Instagram e curta a nossa página no Facebook.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Pais & Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *