Blog :: Xalingo

Saiba os cuidados a se tomar com os filhos na volta da quarentena (parte 1)

Tire suas dúvidas sobre o que é indicado evitar e o que é considerado seguro às crianças quando a quarentena passar.

Conforme estudo do New England Journal of Medicine, percebemos que vai ser necessário um maior cuidado na volta da quarentena, já que o vírus leva até 72 horas para se tornar indetectável em plástico, cerca de 48 horas em aço inoxidável e papelão e até 8 horas em cobre.“Então, mesmo que as crianças respeitem o distanciamento social no parquinho ou na escola, tocar nas superfícies em que outras crianças também tiveram contato não as mantém seguras. As crianças estão constantemente se movimentando, indo de uma parte para outra, e, nesse período, provavelmente toquem no rosto. Portanto, se eles tocarem em uma superfície com o novo coronavírus as chances de serem infectadas são muito altas”, esclarece a infectologista pediátrica do Hospital GRAACC, Dra. Fabianne Carlesse.

“Até que haja uma redução expressiva de casos, não é recomendado levar as crianças para o shopping, posteriormente ao cinema ou teatro e locais com aglomerações. Neste momento, precisamos ter um pensamento social”, explica a especialista. Além disso, as crianças ainda podem ser portadoras ativas do vírus antes que apareçam os sintomas. “Acima de tudo, vale ressaltar que eles ainda não entendem a importância do distanciamento social e, portanto, devem ser supervisionados ativamente pelos pais ou responsáveis”, diz. Além de não brincar em parquinhos compartilhados, é recomendável que as crianças também lavem as mãos com água e sabão constantemente, além do uso das máscaras de tecido, caso precisem sair de casa”, orienta a médica.

Mas por que tantos cuidados com as crianças se elas não são consideradas grupo de risco?

Mesmo que elas não façam parte do grupo de risco, as crianças podem ser assintomáticas, estando com o vírus, e acabar transmitindo para outras pessoas. “Então, o recomendado atualmente é que, caso os pais não possam fazer home office, não deixem os filhos com os avós. O ideal é pedir ajuda para outros parentes e amigos, que também não tenham contato com idosos e não estejam no grupo de risco”, explica.

E nos passeios: quais cuidados você deve tomar?

Em relação aos passeios, os cuidados devem começar mesmo antes de sair de casa. Crianças acima de 2 anos devem usar máscaras, desde que não haja contraindicações. “Deve-se conversar com a criança sobre a importância da máscara e dos cuidados com seu uso antes de sair de casa. Importante que qualquer pessoa sintomática não saia de casa, a não ser que seja para atendimento médico”, explica Dra. Fabianne Carlesse.  

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: diana.grytsku/Freepik
Fonte: Pais e Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *