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Saiba como aliviar a tensão durante a pandemia

Tarefas, preocupações, dúvidas… Tudo isso gera tensão em nosso corpo. E para dar uma relaxada, confira um passo a passo de automassagem para aliviar a tensão e se energizar na quarentena.

Você tem se sentido mais estressada do que normalmente se sente? Fique tranquila: você não é a única. Todo o contexto de pandemia acaba nos gerando preocupações e dúvidas, estressando a nossa mente e nosso corpo. Mas para diminuir os efeitos dessas tensões, nada como uma boa massagem, não é mesmo?! E saiba que é possível fazer em si mesma.

Antes de qualquer coisa, essas dicas podem tornar o momento ainda mais relaxante:

– Prepare o ambiente com velas, aromas e uma música gostosa ou silêncio para deixar a sessão de massagem ainda mais relaxante. Reserve um momento no fim do dia para o ritual (depois de terminar as tarefas de trabalho, por exemplo).

Automassagem

1) Pés

* Sentada no chão ou em uma cadeira, com uma perna cruzada sobre a outra ou em posição de borboleta (planta dos pés unida). Segure um dos pés com as duas mãos e faça movimentos circulares com os polegares por toda a sola, colocando uma leve pressão;

* Puxe, aperte e gire gentilmente cada dedo do pé;

* Com a mão fechada em punho, pressione e gire os nós dos dedos contra o calcanhar;

* Faça movimentos de extensão e flexão dos tornozelos. Em seguida, gire o pé para um lado e para o outro algumas vezes;

* Repita a sequência no outro pé.

2) Pernas

* Com a perna flexionada e o pé apoiado no chão, amasse suavemente uma das panturrilhas com a mão em C, deslizando do tornozelo em direção ao joelho;

* Continue o movimento nas coxas, caminhando com a mão da parte de trás do joelho até a virilha;

* Usando as duas mãos, faça movimentos como se estivesse torcendo a panturrilha, pressionando cada mão para um lado;

* Repita a sequência na outra perna.

3) Mãos

* Comece balançando várias vezes as mãos no ar, como se estivesse querendo secá-las ao vento, e faça alguns movimentos de abre e fecha;

* Deslize pelo comprimento de cada dedo da mão, puxando e apertando com gentileza;

* Faça movimentos circulares com os nós dos dedos de uma mão fechada contra a palma da outra. Em seguida, aperte de leve a “almofadinha” de uma mão (parte gordinha entre o polegar e o indicador) com o polegar da outra;

* Gire os punhos repetidas vezes para os dois lados.

4) Face

* Usando os dedos médios e indicador, deslize desde o ponto entre as sobrancelhas, passando pela testa até a base do couro cabeludo;

* Deslize os mesmos dedos das laterais do nariz até as orelhas, contornando as maçãs do rosto. Depois, belisque de leve a pele no mesmo sentido;

* Faça movimentos circulares com a ponta dos dedos nas têmporas;

* Belisque o queixo com os polegares e indicadores até chegar à ponta das orelhas, repetindo várias vezes;

* Por fim, aperte os lóbulos e toda a extensão das orelhas.

5) Ombros, pescoço e cabeça

* Massageie a musculatura do trapézio (que vai do ombro até o começo do pescoço) com a ponta dos dedos e uma leve pressão;

* Em seguida, cruze o braço pela frente do corpo e faça o mesmo movimento de dedilhar até o ponto onde alcançar da escápula oposta;

* Com as mãos atrás da cabeça, aperte a base do crânio com os polegares;

* Por fim, faça um cafuné vigoroso em toda a cabeça, como se estivesse lavando o cabelo com pressão nas mãos.

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Fonte: https://vogue.globo.com/semidade/Ageless/noticia/2020/07/relaxe-dos-pes-cabeca.html

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