Blog :: Xalingo

5 dicas essenciais para diminuir as cólicas do seu bebê

Tem te incomodado ver seu bebê sofrendo com as cólicas? Saiba que existem formas de diminuir estas dores de barriga. Veja 5 delas!

Você sabe: as dores de barriga são comuns nos bebês. Mas isso não quer dizer que não há o que fazer para diminuir esse incômodo aos pequeninos. Aqui vão algumas recomendações de especialistas para acalmar os desconfortos.

1) Você pode fazer uma massagem relaxante no bebê

Apesar de o sistema digestivo dos bebês serem imaturos, é possível mudar as coisas. “A massagem infantil é uma maneira excepcional e natural de resolver o desconforto abdominal”, afirma Anthony M. Loizides, MD, gastroenterologista pediátrico do Hospital Infantil de Montefiore, na cidade de Nova York. A indicação são 15 minutos de massagem com leve pressão (movendo a pele) no rosto, abdômen e membros inferiores e superiores.

A massagem é benéfica em bebês que, de forma geral, parecem saudáveis, estão crescendo e nos quais a massagem não é contra-indicada pelo pediatra.

2) A famosa “bicicletinha”

Outro método indicado é fazer exercícios para as pernas do bebê. A famosa “bicicletinha”. “As manobras que você pode fazer para ajudá-los a passar os gases incluem dobrar as pernas e levar os joelhos à barriga e movimentá-las como se estivesse pedalando em uma bicicleta”, diz Kim Alt, MD, pediatra da Rockford Pediatrics em Rockford, Michigan.

3) Se necessário, use medicação

Caso o bebê sofra muito com as cólicas, existem muitas medicações para diminuir as dores.

Mas é muito importante escolher um medicamento que seja de fácil digestão, assim garantindo que não perturbe a barriga do bebê. “Para bebês com barrigas gasosas, fezes duras ou pastosas ou problemas digestivos com o remédio, pode ser útil tentar uma fórmula que já tenha as proteínas do leite parcialmente quebradas, o que para alguns bebês pode facilitar a digestão”, sugere Amy Lynn Stockhausen, MD, professor associado de pediatria geral e medicina do adolescente na Faculdade de Medicina e Saúde Pública da Universidade de Wisconsin. “Estes são frequentemente rotulados como ‘suaves’ e geralmente também contêm menos lactose do que as fórmulas regulares. Para alguns bebês, também pode ser útil procurar uma fórmula que contenha probióticos, pois algumas pesquisas recentes sugerem que os probióticos podem ser úteis para ajudar na digestão de bebês exigentes e geralmente são considerados seguros nesse contexto”.

4) Verifique a sua “trava”

Se o bebê estiver mamando, verifique se a trava está bem apertada para evitar a entrada de ar. “Entre em contato com um consultor de lactação para ajustar a trava e determinar se há um problema na língua”, recomenda Janice Montague, MD, diretora de pediatria do Good Samaritan Hospital, um membro da rede de saúde do Westchester Medical Center em Suffern, Nova York.

5) Excesso de oferta

Tomar muito leite materno pode causar gases. “O excesso de oferta pode causar excesso de alimentação ou engolir ar, causando dores de barriga”, diz Montague. Certifique-se de esvaziar completamente um seio antes de mudar de lado, para que o bebê receba todo o leite necessário. Um consultor de lactação pode ajudá-lo a controlar seu suprimento.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: alexander-safonov/Freepik
Fonte: Pais e Filhos

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *