Blog :: Xalingo

10 dicas para estimular seu bebê a andar (parte 2)

Você seguiu as primeiras 5 dicas para estimular seu bebê a caminhar? Então confira mais estas 5!

1) Cuide para não assustá-lo

É muito importante manter uma postura adequada para que ele não se assuste, pois isso pode até atrasar o tempo de ele andar. Se por acaso, ele cair para trás e bater a cabeça, socorra-o, mas tente não transparecer uma preocupação exagerada, beirando ao desespero. Ao contrário, busque confortá-lo e observe se não fica sonolento ou vomita. Se perceber qualquer modificação no comportamento do seu filho, ligue imediatamente para o médico.

2) Esqueça o andador

Por mais que pareça algo importante no desenvolvimento do andar da criança, esqueça o andador.Ele é responsável por acidentes com crianças e, diferente do que se imagina, não estimula a criança a andar. Pelo contrário: o andador pode atrasar o desenvolvimento psicomotor do seu filho, fazendo com que leve mais tempo para ficar de pé e caminhar sem apoio. Isso sem falar que ele encurta uma etapa importante, o engatinhar.

3) Calçado ideal?


Deixe um pouco de lado os calçados. O ideal mesmo é deixar seu filho descalço. Além de dar mais aderência, ao sentir o chão, ele se sente mais seguro. Meias antiderrapantes também são boas opções, principalmente para os dias frios. Esqueça calçados duros demais. Opte por tênis “molinhos”, confortáveis e no tamanho certo.

4) Um lugar diferente

Leve seu filho para passear num parque ou numa praça. Um bichinho ou uma folha grande de árvore pode aguçar sua curiosidade e ser um estímulo para que queira andar e chegar mais perto.


5) Sobre quinas, móveis e mais

Ao mesmo tempo que é uma delícia ver seu filho andar, nessa fase (que inclui o engatinhar) é preciso ficar atento com tudo o que estiver aos olhos dele. Uma toalha de mesa que pode puxar, quinas de móveis, escadas, objetos pequenos e pontiagudos e até móveis fáceis de virar. Com todas essas sugestões, vale reforçar: “Aproveite essa fase do andar. Aproveite todas as fases da criança, sem neura”, diz Edilson Forlin, ortopedista pediátrico do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/04/10-dicas-para-estimular-o-seu-filho-andar.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *