Blog :: Xalingo

Quer que seu filho organize seu próprio quarto? Essas 4 dicas podem te ajudar

O período de quarentena não tem sido fácil. Além de muitas mães terem que trabalhar home office, há ainda muitas tarefas relacionadas aos filhos e à casa. E se você quer que seu filho aprenda a organizar o seu quarto, aqui vão 4 dicas da Gabriella Brandão, mãe de 2 filhos.

1) Ensine de forma divertida

Com certeza você já ouviu a frase “ Aprendeu brincando”. Bom, essa é a nossa primeira dica: ensine sobre organização e responsabilidade de forma divertida, de modo que as crianças entendam a importância do que deve ser feito, sem o sentimento de obrigação. Estimule de forma divertida para que compreendam a necessidade de cada tarefa, quando você disser “arrume seu quarto” ou “guarde todos os brinquedos”. Uma boa maneira de fazer isso, é com uma competição de quem consegue guardar mais rápido, ou arrumar a cama primeiro.

2) Estabeleça as tarefas

Use um quadro para ajudar a criar uma rotina, estabelecendo a tarefa de cada um em casa, como quem vai lavar a louça, ajudar a arrumar a mesa do jantar, etc. Esse quadro deve ficar em um local de fácil visualização para os pequenos, e de forma lúdica, para entenderem o que cada um deve fazer, e quais são as responsabilidades e horários. Nesse mesmo local podem ser incluídas outras tarefas, como horário do dever de casa, banho, ver TV, etc.

3) Ensine dando exemplo

A melhor forma de incentivar as crianças a arrumar o quarto e manter a organização é através de exemplos de como fazer. Dessa forma, mantenha sempre o seu quarto e a casa organizados, para que os pequenos entendam a importância dessa tarefa.

Ao ensinar uma tarefa nova, faça com seus filhos até eles se acostumarem, e criarem independência para isso, as crianças tendem a copiar o que os adultos fazem e dar o bom exemplo é a melhor forma.

4) Não use subornos

Mesmo parecendo ser uma tarefa cansativa e estressante as vezes, não utilize de suborno para que seu filho faça algo que você queira. Explique o porquê de tudo ser organizado e a importância de aplicar isso ao dia a dia. Se necessário, conte através de uma história usando os personagens favoritos deles, para que se identifiquem e compreendam melhor, como por exemplo, contando de como a princesa fez a tarefa ou de um super-herói arrumando o quarto.

Ensinar as crianças suas obrigações é a melhor maneira de torná-las adultos saudáveis e confiantes em suas tarefas, independentes e prontos para realizar qualquer coisa.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/desenvolvimento/4-dicas-para-ensinar-o-seu-filho-a-organizar-o-proprio-quarto-e-ser-responsavel/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *