Blog :: Xalingo

Seu filho tem medo do escuro? Saiba como ajudar

Chegou a hora de dormir e seu filho não quer, de jeito nenhum, dormir sozinho ou então pede pra deixar a luz ligada? Você pode ajudá-lo.

Segundo Deborah Moss, neuropsicóloga, mestre em Psicologia pela Universidade De São Paulo (USP) e Consultora De Sono Infantil (SP), uma dica é entrar na “brincadeira”. Por isso, nada de diminuir o sentimento da criança com “não tem nada aí embaixo da cama” ou “vira para o lado e fecha o olho”. Liberte a criança que existe em você e use a imaginação. Brinque como se você também estivesse vendo o monstro e espante-o junto com o seu filho. E explique que a criatura também sente medo do escuro e por isso se esconde debaixo da cama, por exemplo.

Letícia Bacelar, mãe de Maria Alice de 3 anos, diz que em sua casa, uma rotina de sono bem definida, sem eletrônicos à noite e com música suave ajudou a filha a se acostumar a dormir no escuro desde pequena. Veja o que funciona melhor para a sua dinâmica familiar.

Já Sara Maleiner, mãe de Amanda, 6 anos, e Leonardo, 4, diz que “além da luz suave no quarto, meus filhos se habituaram a dormir com um Snoopy de pelúcia desde pequenos. Eles se sentem protegidos com o bichinho e até sonham que ele os ajuda a combater os monstros dos pesadelos”.    

E você: que estratégia utiliza para diminuir ou acabar com o medo do escuro de seu filho?

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/noticia/2019/12/como-ajudar-crianca-superar-o-medo-do-escuro.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *