Seu filho estava comendo corretamente com a alimentação pastosa e agora não está aceitando a sólida? Então essa postagem é para você.
O primeiro ponto, apontado pela nutróloga Liliane Oppermann, é acabar com a insistência com determinado alimento, pois isso não faz parte da introdução alimentar. Segundo Liliane, persistir (introduzir aos poucos) é diferente de insistir (forçar a comer algo).
Se a criança chora para comer, fique atenta aos motivos dessa reação. Será que não são os dentinhos que estão complicando a alimentação? Pois eles fazem muita diferença na hora de ingerir os pedacinhos, pois a criança não consegue mastigar. Isso sem contar a mudança que acontece no paladar. Geralmente a papa amassada utiliza pouca carne, por exemplo. Já na papinha com pedaços, a quantidade de proteína aumenta, modificando o gosto do prato.
Busque então, além de manter os mesmos ingredientes, misturar a papinha amassada com a que possui mais pedaços, gradualmente. Ou seja: antes de passar para a sólida, comece misturando 70% de papinha com 30% de alimento em pedaços. Conforme seu filho for aceitando, inverta essa proporção até que ele aceite completamente a comida sólida.
Independentemente da forma de adaptação, o mais importante é ter persistência. Mude a receita, inverta as proporções e altere horários, mas jamais insista. Do contrário, a criança pode ficar traumatizada, trancar a boca, chorar… e o momento da refeição, que deveria ser agradável, vai se tornar um pesadelo.
Para finalizar, lembre-se de que a criança deve ser exposta a pelo menos dez vezes ao mesmo alimento para ter certeza de que realmente não gosta dele.
Gostou das dicas ou tem outras para as demais mamães? Então comente abaixo!
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg