Blog :: Xalingo

4 dicas para manter o vínculo com filho mais velho na chegada do bebê

A chegada de um novo bebê à casa, acaba atraindo grande parte da atenção ao novo integrante. Nessas horas, o irmão mais velho acaba perdendo um pouco o seu espaço.

 

Mas estas 4 dicas, vão te auxiliar a manter o vínculo com o filho mais velho quando o caçula chega. Confira!

 

1) Curta um tempo só entre vocês

Os ciclos de um recém-nascido, como troca de fraldas, amamentação e colocar para dormir, são curtos. E isso é bom, pois há um tempo para curtir com o filho mais velho. É importante separar ao menos uma parte da rotina para um espaço com ele.

O pai pode dar banho no recém-nascido (e aproveitar para reforçar esse vínculo), enquanto a mãe dá no mais velho, por exemplo. Assim, ele sabe que aquele momento continuará sendo dele. É possível levá-lo em pequenas escapadas, enquanto o pequeno fica com um cuidador: uma simples ida à padaria ajuda. Depois, conforme o bebê for crescendo e espaçando as mamadas, dá para combinar passeios exclusivos e um pouco mais esticados, como um cinema ou uma lanchonete que vocês curtam.

 

2) Atividades no silêncio

O tempo de sono do recém-nascido é precioso para que você consiga curtir a companhia do mais velho e, ele, a sua. Então, o melhor é prolongá-lo. Para isso, pense em atividades que não façam barulho, como desenhar, montar um quebra-cabeças, pintar ou ler um livro juntos.

 

Na rotina de pais cansados, às vezes, é possível até apelar para um desenho animado. Por que não? Mas, atenção: nada de celular na mão nessa hora! Aproveite para estar presente de verdade, faça comentários, dê risada e envolva-se na história com seu filho.

 

3) Somar e não dividir

Dedicar-se ao filho mais velho também é possível, se não rolar um tempo exclusivo para vocês como na dica 1. Dá para sentar no chão para brincar com o primogênito, com o recém-nascido no colo ou por perto, em uma cadeirinha de balanço.

 

Isso ajuda seu filho a entender e absorver a nova configuração da família e saber que o bebê vem para integrar a família e se juntar a ele, e não para tirar a proximidade. Outra vantagem é que, quando o mais novo chora, você não precisa deixar seu filho e se ausentar para acudi-lo.

 

4) Ame-se

Para ter mais tempo de qualidade com seu filho, você precisa estar bem. Não é fácil dar conta da nova rotina, com duas ou mais crianças pequenas em casa. Por isso, seja gentil com você e permita-se descansar também. Não se culpe quando estiver com vontade de sair só (nem que seja para ir ao supermercado) ou tomar um banho demorado.

 

Outros cuidadores podem fazer todas as atividades que listamos aqui. E vai ser ótimo para seus filhos estabelecerem ou reforçarem outras conexões, enquanto você recarrega as energias.

 

Gostou das dicas ou então outras para dar às mamães? Então comente abaixo!

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte:
https://revistacrescer.globo.com/Familia/Irmaos/noticia/2019/04/7-maneiras-de-fortalecer-o-vinculo-com-o-filho-mais-velho-quando-o-cacula-chega.html

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *